Ainda falta muito para "Que tiro foi esse" atingir o patamar de "Deu onda"

O que faz de uma música, o novo hit do Carnaval?

Qual será o hit deste Carnaval?

Qual será o hit deste Carnaval?

Leco Viana/Futura Press/Estadão Conteúdo

O que faz uma música se tornar o grande hit do Carnaval? Uma boa melodia, uma letra legal, um refrão chiclete?

Normalmente, elas surgem quase do nada, vão crescendo e, de repente, não importa onde você estejá, lá estará, também, aquele trecho musical que não sai mais da sua cabeça há semanas.

Recentemente, a internet tem ajudado bastante a proliferação dos hits, com produtores especializados, já é esperado que surjam apostas e concorrentes ao posto mais alto no pódio do ouvido carnavalesco.

No ano passado, "Deu onda" do MC G15, produzido pelo gigante da internet Kondzilla, foi o grande sucesso do verão. Pouco antes da chegada do Carnaval, o clipe oficial tinha 190 milhões de visualizações. Isso, porque a música tinha duas versões, a original, mais vulgar, por assim dizer; e a que ficou registrada no clipe oficial, nas rádios e programas de TV, com a letra remodelada para ofender menos pessoas.

Estamos no meio de janeiro e já temos um forte candidato a ocupar o posto de hit deste Carnaval. "Que tiro foi esse", de Jojo Todynho, surgiu, como quase todos os anos, de um canto na internet. A cantora ficou conhecida após participar do clipe de "Vai malandra", com Anitta, e sua música foi publicada, no final de dezembro, no canal de uma grande produtora de clipe.

Pouco menos de 15 dias após o lançamento, a música estourou. Virou meme, com famosos fazendo coreografia e se jogando no chão ao som do refrão. Gerou, também, polêmica por conta de uma suposta apologia à violência e ao uso de armas, negadas pela autora.

Com tamanho rebuliço, o sucesso do vídeo também caminhou a passos largos, mas, mesmo assim, ainda está longe dos sucessos anteriores da folia. Com 18 milhões e meio de visualizações o clipe ainda tem um longo caminho até a maior festa do planeta, mas, mesmo assim, nos faz questionar: o que, de fato, demostra a popularidade de uma música?