Coluna do Fraga Barragens como a de Brumadinho vão passar por inspeções diárias

Barragens como a de Brumadinho vão passar por inspeções diárias

A determinação é da Agência Nacional de Mineração. Empresas também terão que cumprir outras determinações para aumentar segurança

Mineradoras terão que cumprir determinações da ANM

Mineradoras terão que cumprir determinações da ANM

Reprodução/Record TV

As mineradoras que têm barragens de rejeitos de construídas com a técnica de alteamento a montante, a mesma que se rompeu em Brumadinho e Mariana, terão que fazer inspeções diárias para verificar as condições de segurança. A determinação é da ANM ( Agência Nacional de Mineração). Segundo a Agência, o Brasil 88 barragens desse modelo.

Mariana (MG): tribunal ordena que Samarco volte a pagar indenização

As informações sobre as inspeções diárias deverão ser enviadas para o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração.

Alunos da rede pública voltam às aulas em Brumadinho (MG)

Em barragens com alteamento a montante, a estrutura cresce em forma de degraus, utilizando o próprio rejeito do processo sobre o dique inicial.

A ANM Também determinou às mineradoras que instalem sirenes nas barragens a montante até o dia 30 de abril, uma vez que nem todas ainda contam com esses sistemas de alerta. Em Brumadinho, as sirenes não chegaram a tocar.

Em Minas, 1,7 milhão de pessoas vivem sob ameaça de barragens

As mineradoras também terão 30 dias para apresentar a Declaração de Condição de Estabilidade das barragens, documento que atesta que a estrutura está segura. Esse documento deverá levar em conta “estudos necessários à verificação da efetiva condição da estrutura, incluindo estudo de susceptibilidade à liquefação”.

A liquefação é uma das possíveis causas do rompimento da barragem de Mariana e também pode ter motivado a tragédia de Brumadinho. Nesse processo, um material que é rígido passa a se comportar como fluido. Ela ocorre quando o fluxo de água presente exerce uma força que anula o peso e a aderência de suas partículas, fazendo com que elas fiquem soltas.