Coluna do Fraga Brasileiro passa quase 40 dias por ano no trânsito nas capitais

Brasileiro passa quase 40 dias por ano no trânsito nas capitais

Morador do Centro-oeste é o que perde mais tempo para deslocamentos, de casa para o trabalho, lazer e compras pelas capitais

Brasileiro passa mais de um mês por ano no trânsito

Brasileiro passa mais de um mês por ano no trânsito

Brasileiro passa mais de um mês por ano no trânsito

Reprodução/RecordTV

Uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para o Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) detectou que o brasileiro passa, em média, duas horas e vinte e oito minutos por dia no trânsito para se deslocar, de casa para o trabalho, para médicos, lazer e paras as compras nas capitais. Ao multiplicar a média diária pelos dias do ano, o tempo de deslocamento equivale a trinta e sete dias e meio. Ou seja, mais de um mês inteiro passados no carro, ônibus, metrô, moto, bicicleta ou a pé. 

Na média brasileira, os homens passam mais tempo por dia em deslocamentos: duas horas e quarenta e um minutos. Por faixa etária são os adultos entre 34 e 55 anos os mais impactados pelo tempo no deslocamento, com duas horas e trinta e seis minutos na média diária. Entre as classes sociais há pouco diferença: média de duas horas e trinta e um para classes A e B e duas horas e vinte e sete para classes C,D e E. Percentualmente, 38,5% dos brasileiros passam mais de duas horas em deslocamentos e só 12% levam menos de meia hora para se locomover pelas cidades. 

Entre as regiões do País, os recordistas de tempo total por ano gasto em deslocamentos são os moradores do Centro-Oeste, com 40 dias por ano em trânsito. Para o morador do Sudeste o tempo cai para 38 dias. No Sul, 37 dias e no Nordeste, 33 dias por ano. 

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais entre 15 e 23 de setembro com 1.500 moradores de capitais das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%.