Coluna do Fraga Cantor Paraná, da dupla com Chico Rey, é preso pela PF em Brasília

Cantor Paraná, da dupla com Chico Rey, é preso pela PF em Brasília

Ele foi solto horas depois por falta de perícia. Paraná estava com acessório de uso restrito para armas e foi preso em flagrante quando voltava dos Estados Unidos

Cantor Paraná, da dupla com Chico Rey, é preso pela PF em Brasília

Cantor Paraná, da dupla com Chico Rey, é preso em Brasília

Cantor Paraná, da dupla com Chico Rey, é preso em Brasília

Divulgação

O cantor sertanejo José Cláudio Gomes, de 62 anos, conhecido como Paraná, da antiga dupla Chico Rey e Paraná, foi preso em flagrante pela Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (24) no Aeroporto Internacional de Brasília. Ele estava com um acessório de uso restrito para armas: uma luneta de visão noturna usada em rifles.

O cantor alegou que usaria o acessório para caça de animais. 

Paraná foi levado por agentes da PF diretamente para a Superintendência Regional da Polícia Federal, no Setor Policial Sul, onde permanece à disposição da Justiça. Ele passou pelo delegado de plantão e foi autuado. Em seguida, foi encaminhado para a cela.

O cantor foi liberado horas depois da prisão, após a publicação desta reportagem, porque a PF não conseguiria fazer o laudo no acessório ainda nesta quinta. Sem materialidade, não foi possível manter a prisão em flagrante. Paraná irá, portanto, responder em liberdade. 

De acordo com a Lei 10826/03, artigo 18, é crime de tráfico internacional de arma de fogo "importar, exportar, favorecer a entrada ou saída do território nacional, a qualquer título, de arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização da autoridade competente:" A pena varia de 4 a 8 anos e multa.

Se condenado, Paraná pode ter a pena aumentada porque o artigo 19 da mesma lei diz que "se a arma de fogo, acessório ou munição forem de uso proibido ou restrito" a pena aumenta.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Paraná, mas ainda não obteve resposta. Após às 18h, a defesa de Paraná enviou a seguinte nota: 

"Ao ser indagado quanto a um item presente em sua bagagem pessoal, o senhor José Claudio prontamente prestou todos os esclarecimentos às autoridades competentes, encontrando-se em liberdade e à disposição das mesmas para eventuais questionamentos". O texto é assinado pelo advogado Diego de Rossi Alves.

A dupla

A dupla Chico Rey e Paraná foi uma das maiores do gênero sertanejo do Brasil. Francisco Aparecido Gomes era o Chico Rey; e José Cláudio Gomes, o Paraná.

Irmãos, nascidos em Arapongas, no interior do Paraná, eles tiveram uma carreira de grandes sucessos, iniciada em 1981. Entre os sucessos estão: Tranque a porta e me beija, Encanto e magia, Tá com raiva de mim, Você não sabe amar, Um degrau na escada, De lá pra cá, Em algum lugar do passado, Operário, vida, viola, Alma transparente, Canarinho prisioneiro, Leão domado, Amor rebelde, além da música que deu início ao sucesso nacional da dupla, Quem será seu outro amor, que lhes rendeu o primeiro disco de ouro em 1988.

A dupla se desfez no dia 26 de fevereiro de 2016, com a morte de Chico Rey durante viagem de férias a Maceió.

Mais informações no Cidade Alerta DF