Coluna do Fraga Confiança dos brasileiros nas Forças Armadas aumenta, diz Datafolha

Confiança dos brasileiros nas Forças Armadas aumenta, diz Datafolha

De acordo com levantamento, 45% dos entrevistados dizem que os militares são muito confiáveis. A preferência é maior entre os eleitores de Bolsonaro

Forças Armadas

Datafolha: Forças Armadas são a instituição de maior confiança dos brasileiros

Datafolha: Forças Armadas são a instituição de maior confiança dos brasileiros

Ricardo Moraes/Reuters

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta sexta-feira (12) mostra o aumento da confiança dos brasileiros nas instituições. De acordo com o levantamento, as Forças Armadas têm a maior confiança da população: 45% dos entrevistados apontaram os militares como muito confiáveis —em junho do ano passado, esse índice era de 37%. Os que não confiam somam 18% e os que confiam um pouco, 35%.

'O Exército não matou ninguém', diz Bolsonaro sobre morte de músico

A confiança nas Forças  Armadas é maior entre os homens, moradores da região sul e também entre 69% dos brasileiros que aprovam o desempenho do presidente Jair Bolsonaro.

Para 60% dos entrevistados, a presença de militares no governo é algo positivo para o país.

Corpo de músico morto após carro ser atingido por 80 tiros é enterrado no Rio

A pesquisa Datafolha constatou que a Presidência da República foi a instituição que mais evoluiu no grau de confiança da população. Em junho de 2018,   5% confiavam muito, e 64% não confiavam. Hoje, são 29% os que confiam muito e outros 29% que não confiam. Os que confiam um pouco são 41%.

O levantamento também apontou que o Congresso nacional, os partidos políticos e o STF (Supremo Tribunal Federal) tiveram ligeiro aumento de confiança por parte da população.

O Instituto Datafolha ouviu 2.086 pessoas nos dias 2 e 3 de abril em 130 municípios de todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.