Coluna do Fraga Governo anunciará hoje redução da alíquota do IR, diz presidente 

Governo anunciará hoje redução da alíquota do IR, diz presidente 

Bolsonaro disse que Paulo Guedes irá anunciar a possibilidade de redução da alíquota do Imposto de Renda para compensar aumento do IOF

Governo anunciará hoje redução da alíquota do IR, diz presidente

Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes

Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes

Edu Garcia/R7 - 01.01.2019

O governo Bolsonaro assinou um decreto que será publicado ainda nesta sexta-feira (4) aumentando a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Para compensar essa medida, que o governo não gostaria de ter tomado, segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciará hoje a possibilidade de reduzir a alíquota do Imposto de Renda. 

— Essa questão [aumento do IOF] infelizmente foi assinado decreto nesse sentido, mas para quem tem aplicações aí fora, para poder cumprir um projeto aprovado como pauta bomba, contra a nossa vontade. O Paulo Guedes anuncia hoje também a possibilidade de diminuir a alíquota do Imposto de Renda porque o nosso governo tem que ter a marca de não aumentar impostos. Essa medida infelizmente fui obrigado a tomar, se eu sanciono sem isso incorro na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O imposto de renda é cobrado pela Receita Federal em faixas. Quanto maior a renda, maior é alíquota do imposto a ser pago. A alíquota máxima é de 27,5%. De acordo com Bolsonaro a faixa máxima seria reduzida para 25%. Ainda não há horário para o anúncio oficial.

— O aumento é fração, não tenho certeza, mas para a redução passaria de 27,5% para 25%.