Um em cada cinco brasileiros já sofreu assédio sexual

Entre as mulheres percentual é maior: uma em cada quatro. Resultado é de pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas com 2.138 entrevistados

Entre as mulheres, 25% disseram já ter sofrido assédio sexual

Entre as mulheres, 25% disseram já ter sofrido assédio sexual

Divulgação

Um em cada cinco brasileiros, entre homens e mulheres, diz já ter sido vítima de assédio sexual. É o que revela uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Coluna. À pergunta "Você já sofreu assédio sexual?", 19,7% responderam que sim, 75,9% responderam que não e 4,4% não responderam. 

O percentual dos que sofreram assédio é maior entre as mulheres. Das entrevistadas, 25,4% disseram já ter sofrido assédio sexual. Já entre os homens, o percentual cai para 13,1%. Por idade, o assédio é mais presente entre os mais novos. 25,8% dos entrevistados, homens e mulheres, entre 16 e 24 anos disseram já ter sofrido assédio sexual. Na faixa dos 35 a 44 anos o percentual cai para 17,2%. 

Entre as regiões do País, o assédio sexual está mais presente entre os entrevistados do Nordeste. Na região, 22,4% disseram já terem sido assediados sexualmente. No Sudeste o percentual cai para 18,5%. Por escolaridade, o assédio está mais presente entre os entrevistados com Ensino Médio completo, com 22,7%. 

Dos 19,7% que disseram ter sofrido assédio, a maior parte, 6,2%, diz ter sofrido assédio no trabalho. 3,8% sofreram no transporte público. 2,1% na balada. 1,6% no ambiente escolar. 1,3% na rua. 2,4% em mais de um local e 3,6% não responderam onde sofreram assédio sexual. 

Na mesma pesquisa, o instituto perguntou sobre cantada. Os principais resultados são que 62% não veem problema em levar cantada de pessoas bonitas, e que a cantada no trabalho só perde para cantada na balada.

A apresentadora Oprah Winfrey usando preto no Golden Globe 2018

A apresentadora Oprah Winfrey usando preto no Golden Globe 2018

Kevin Winter/Getty Images

O assédio sexual, principalmente no trabalho, é um problema discutido globalmente. Neste ano, astros de Hollywood fizeram um protesto às várias denúncias de assédio sexual que tomaram conta da indústria durante a premiação Golden Globe. A maior parte das atrizes e atores foram à cerimônia deste ano vestindo preto.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.138 brasileiros em 194 municípios das 27 unidades da federação. O levantamento foi feito entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018 por meio de questionário online. A amostra tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente dois pontos percentuais para os resultados gerais. Nas análises por localidade, a margem de erro sobe para até 5,5%.