Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A culpa é de quem?

Empreendendo Direito|Do R7

Quanto tempo você tem esperado algo novo acontecer na sua vida?

Quais cuidados você tem tido consigo mesmo?

Seguimos sempre a frase “Se a culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser” e o quanto isso tem nos atrapalhado a viver novas oportunidades?

Esquecemos de enxergar as nossas falhas e vivemos em busca de algo que só será possível obter se houver mudanças em nós.

Publicidade

Quando deixamos de fazer autocríticas e só criticamos o outro criamos barreiras entre a mudança e a compreensão.

A barreira empata o avanço, você fica o tempo todo de cara para a barreira e impossibilitado de sair do lugar. Barreiras precisam ser quebradas, é difícil e às vezes solitário, mas toda obra exige esforço, muito suor e dores. A compreensão não é só por você, mas para quem convive dia após dia ao seu lado e está sendo esquecido. Se só você está certo, se só você faz direito, a culpa sobra pra quem? Além de sobrar para quem nos ama, ainda culpamos pessoas que não tem nada a ver com o problema.

Publicidade

Observa-se o grande ciclo da bola de neve sendo criada.

Primeiro, Joãozinho comete um erro simples na comunicação, seu funcionário entende errado e faz algo diferente do proposto. Joãozinho joga a culpa nele, é grosseiro e acaba diminuindo a capacidade do funcionário. Segundo, ele vai contar para a sua esposa o ocorrido e ela diz que ele não falou de forma clara, mais uma vez a culpa é dele mas jogou no outro. Joãozinho fica irritado por ser lembrado que a culpa é dele e joga a culpa na sua esposa “Então você está do lado dele? ninguém me entende nessa casa!”. O funcionário se demite e esposa fica magoada.

Publicidade

Se reconhece? Não? Mas e quando você não fez o trabalho alegando que não fez por que o fulaninho não entregou a parte dele? E quando você deixou pra sair de casa no último minuto e culpou o motorista de aplicativo pelo atraso?

Seus problemas, seus erros, SUA culpa. Se tivesse saído mais cedo não chegaria atrasado, se tivesse feito a sua parte mesmo que o outro não entregasse no horário, o trabalho estaria pronto.

Se o Joãozinho explicasse novamente o que queria, o funcionário não teria ficado traumatizado e se demitido. Se o Joãozinho reconhecesse o seu erro, não teria descontado na sua esposa e ela não ficaria chateada.

Não adianta jogar a culpa até no “diabo” depois que perder tudo, escolhas simples poderiam ter mudado o rumo da sua trajetória.

“O inimigo não está agindo no seu lar, não acredite mais nisso, nosso maior inimigo somos nós mesmos, somos nós que cometemos os erros, somos nós que brigamos, somos nós que julgamos, somos nós que mentimos. Largue essas manias e verá como as coisas irão melhorar.” Wilks Silva.

Como faço para quebrar a barreira?

Reconheça que você é falho, que tudo pode ser aprimorado. Peça desculpas para quem feriu e entenda os seus pontos fracos. Não seja orgulhoso, demonstrar arrependimento não é sinônimo de fraqueza mas sim de honra. Dê o primeiro passo olhando para o passado e veja tudo o que perdeu por não ser compreensivo. Seja grato, dizer obrigado não só quando as coisas saíram do jeito que esperava, mas quando tudo der errado. Se o Joãozinho tivesse agradecido o esforço e depois feito a crítica, o funcionário seria encorajado a refazer o que foi proposto.

“Ser compreensivo não é ser babaca, é exatamente ao contrário. Ser compreensivo, é ter inteligência emocional o bastante para, parar, analisar uma situação, compreendê-la e tomar a melhor atitude possível baseado no que realmente aconteceu e não no que você interpretou no momento de raiva, acaba que por fim, ser babaca é fazer papel de ‘sabe tudo’ e tomar a primeira decisão que vem à mente com todas as emoções abaladas. ”- Leonam Martins.

Quebrar a barreira vai doer, não é fácil mudar, mas o importante é que você será alguém notável não por sua ignorância, mas por sua dignidade. Dessa terra nada se leva e apenas o que restará de você são as lembranças, nada melhor do que lembranças boas e não de um ser ignorante. Ser gentil consigo mesmo te torna mais maleável. O RH não precisa de pessoas difíceis de lidar, o seu esposo não precisa viver em pé de guerra com você, seus filhos não precisam de broncas o tempo inteiro. Abrir mão de estar certo para fazer o certo, há um abismo entre os dois, em um você tem sempre a razão, em cima de um pedestal que ninguém pode te tirar mas que você mesmo se colocou. O mundo não precisa de pessoas inalcançáveis mas de pessoas humanizadas, que entendem o sofrimento do outro e as suas reações, que ajudem e aceitem receber ajuda.

O que ninguém espera de um grande líder é o desprezo e a arrogância, continuar dentro da sua bolha, das suas barreiras é deixar que outros vejam quem você realmente é. E quem você realmente é? Avance ao autoconhecimento, você consegue mudar, você consegue ser menos grosseiro.

Seja livre para sentir, ouvir e refletir.

Mudar é como construir uma casa, de tijolo por tijolo a construção vai tomando forma, depois de meses de espera a casa fica pronta. Chegou ao resultado esperado, entretanto há manutenções que precisam ser feitas cotidianamente. Assim é conosco, ao final do dia fazer uma limpeza nas nossas mentes, esquecer o que passou e fazer diferente no próximo dia.

"Todos os dias temos a oportunidade de reescrever a nossa história e mudar o o que deu errado e se assim algo não sair como gostaríamos temos o amanhã para recomeçarmos de novo." Danila Dany.

Fazendo os passos acima as oportunidades chegarão rapidamente em você, indicações, clientes, serviços, empresas, sua família se aproximará e as suas relações interpessoais melhorarão. A felicidade está nas pequenas e grandes mudanças.

Não digo que você estará livre de problemas e desafios, é até engraçado que quando decidimos mudar tudo vem para nos afrontar.

Começou uma dieta, te convidam todo final de semana para comer fora, começou na academia chove a semana inteira, no seu primeiro dia no emprego novo tem um fulaninho

que te torra a paciência. Todo dia novas escolhas, todo dia novos desafios, enfrente-os. Você é capaz.

"A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles." Albert Einstein.

Lembre-se a culpa é sua então faça de tudo para que não seja mais a sua culpa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.