Aprenda a fazer networking

Networking é sobre construir conexões

Networking é sobre construir conexões

Reprodução

O termo networking é cada vez mais comum no mundo dos negócios. Ainda assim, muitas pessoas têm uma visão distorcida ou simplista do que significa esta prática. O networking vai além de ter uma grande quantidade de contatos profissionais e da participação em eventos.

Networking é sobre construir conexões com pessoas, dialogar com elas, trocar conhecimentos e experiências e manter essas conexões ativas.

Neste artigo, vou te explicar o verdadeiro significado do networking e te dar dicas essenciais para criar sua rede profissional. Segue a leitura!

O que significa networking?

O termo em inglês networking refere-se à capacidade de construir e manter uma rede de contatos. No mundo dos negócios, significa fazer conexões relevantes para o seu negócio. Porém, você não deve se aproximar das pessoas visando apenas os seus próprios interesses, afinal, essas conexões devem ser verdadeiras e recíprocas, podendo, muitas vezes, ultrapassar o campo profissional.

Network ou networking?

As duas palavras dizem respeito ao mesmo assunto. No entanto, a palavra network é usada para descrever a rede de contatos, enquanto o networking é o processo de criar, manter e aperfeiçoar essa rede e o relacionamento com seus contatos.

A importância do networking

À medida em que um negócio ou um profissional cresce, fica cada vez mais importante dedicar-se ao networking. Essa prática permite o contato e a troca de experiências com outras empresas e outros profissionais da sua área e também de outros mercados. E isso abre as portas para diversas oportunidades. Essas oportunidades podem ser investimentos, parcerias, novos negócios, novas experiências e também aprendizado.

É uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, além do crescimento nos negócios, você melhora sua capacidade de se relacionar com as pessoas e potencializa suas habilidades sociais. Seja você um empreendedor ou um colaborador de uma empresa, é fundamental desenvolver o networking.

Já reparou que o mundo está cada vez mais conectado?

Suas opiniões e seu currículo podem chegar a milhões de pessoas com apenas um clique, por exemplo. Nesse contexto, é importante saber se conectar com mais pessoas além daquelas que fazem parte do nosso dia a dia. Existem muitas possibilidades para explorar e muitas formas de criar novos contatos.

Além de permitir a troca de conhecimento e experiências, que com certeza vão te ajudar a crescer profissionalmente, o networking também gera autoridade na sua área de atuação profissional. Você terá oportunidades de mostrar os diferenciais do seu negócio, mostrar seu potencial e, com isso, receberá o apoio de outros profissionais importantes e também ajudará vários outros. Aos poucos, você começará a ser lembrado!

Para quem está começando agora no mercado de trabalho, praticar networking pode abrir portas para vagas de emprego e estágios, por exemplo.

A forma certa de fazer networking

Você sabe qual é o maior erro das pessoas em relação ao networking?

Confundir quantidade com qualidade!

Networking não é adicionar várias pessoas nas redes sociais, comparecer a muitos eventos e apenas distribuir cartões de visita. 5 contatos com laços fortes valem muito mais que 500 “amigos” nas redes sociais.

Outro erro comum é não saber cultivar a sua rede. Contatos sem relacionamento constante e trocas são apenas contatos.

Para te ajudar a fazer isso do jeito certo, selecionei 4 dicas de como fazer networking:

1. Qualidade é mais importante que quantidade

A qualidade deve ser seu principal critério ao construir uma rede de contatos profissionais. Crie relações com pessoas que têm interesses e objetivos parecidos com os seus, que compreendem ou querem compreender suas ideias e que podem te ensinar ao mesmo tempo em que aprendem com você.

2. Esteja atualizado na sua área

Você deve acompanhar constantemente o que acontece na sua área de atuação profissional e estar sempre atualizado nas tendências de mercado, nas novidades e assuntos relevantes. Isso demonstra que você tem credibilidade e autoridade profissional. Além disso, ao estar

atualizado, você sempre terá assuntos para debater com seus contatos. Conhecimento sempre agrega valor às conexões!

3. Mantenha seus contatos ativos

Em outras palavras: não desapareça! Networking é uma prática constante. Não basta encontrar as pessoas uma ou duas vezes, adicioná-las aos seus contatos e acreditar que elas fazem parte da sua rede. É preciso manter uma relação sólida e frequente com seus contatos, mostrando-se presente e disponível sempre, não só quando é do seu interesse. Esteja disposto a ajudar!

Essa relação também pode ser mantida através de forma indireta, através da interação nas redes sociais, por exemplo. Ofereça conteúdo de valor para os seus contatos nas redes, deixe comentários nos conteúdos deles também e compartilhe postagens úteis e interessantes!

4. Compareça a eventos variados

Palestras, conferências, congressos, feiras e reuniões são excelentes locais para conhecer outros profissionais e estabelecer conexões importantes e profundas. Pratique suas habilidades de se comunicar e se apresentar para viabilizar o primeiro contato!

E lembre-se de que após o evento o contato deve ser mantido!

Agora que você já conhece os segredos do networking, é hora de começar a criar e cultivar sua rede de contatos! Conheça bem a sua área de atuação e tenha comprometimento e dedicação. Assim, você com certeza encontrará as pessoas certas!

Últimas