Como ser mais organizado

Reprodução

Você controla tudo o que precisa para aumentar o seu rendimento no trabalho? A informação certa está sempre ao seu alcance? Você tem um plano de ação claro todos os dias?

Ou talvez sua mesa pareça ter sido atingida por uma bomba e você esteja se afogando em e-mails. Você corre o risco de perder um prazo, seus arquivos importantes nunca estão onde você pensava que estavam e é muito importante ter roupas limpas para usar para trabalhar pela manhã!

Sua capacidade de se organizar tem um grande impacto em seu sucesso e também pode afetar os membros de sua equipe e colegas de trabalho.

A ordem e calma criam uma plataforma para produtividade e fornecem uma defesa contra o estresse.

Os benefícios de ser mais organizado

Você pode perder muito tempo com a desorganização. Um minuto aqui para encontrar suas chaves, outro ali para rastrear um e-mail ... Esses minutos rapidamente chegam a horas de produtividade perdida. E mesmo que você consiga fazer tudo, provavelmente não terá produzido seu melhor trabalho.

Os principais benefícios de ser organizado e operar em um ambiente geralmente livre de desordem são o aumento da produtividade e o desempenho aprimorado. E com isso vem um maior senso de controle, que é uma parte vital do gerenciamento do estresse , resiliência e bem-estar geral .

Uma boa organização também pode levar a um pensamento melhor, sendo mais fácil tomar uma decisão e resolução de problemas, além de acesso imediato às informações e ferramentas certas. Uma abordagem organizada melhora a concentração e sua capacidade de aprender, e isso o coloca no caminho certo em direção ao estado de foco profundo.

O sucesso no trabalho também tem muito a ver com a maneira como você é visto pelos outros. Se você costuma atrasar-se para as reuniões, é descuidado com suas responsabilidades e parece fora de controle em sua função, em sua reputação - e suas chances de progressão na carreira estão em risco.

No entanto, se você se mostrar alguém que administra bem a carga de trabalho e pode ser confiável para ajudar a fazer sua organização ou equipe funcionar com mais tranquilidade, sua competência e valor ficarão claros para todos verem.

Organize Seu Espaço de Trabalho

Para se tornar mais organizado, um bom lugar para começar é na sua mesa - ou onde quer que você faça a maior parte do seu trabalho.

Seja honesto: seu espaço de trabalho atualmente o ajuda a ser organizado ou é a fonte de muitos de seus problemas? Você pode trabalhar melhor com um pouco de desordem - nesse caso, mantenha-o lá. Mas, se o estado de sua mesa está prejudicando seu desempenho, é hora de fazer algumas mudanças.

O que você realmente precisa manter por perto? Se você detectar algo que não seja mais útil ou que esteja apenas atrapalhando, armazene-o com cuidado em outro lugar, ou livre-se dele.

Tente ter uma "área de ação" em sua mesa, onde você guarda as coisas de que precisa para seu projeto ou atividade atual. Isso o ajudará a começar rapidamente, a evitar distrações e a manter o foco na tarefa em questão. Quando um projeto estiver concluído, limpe tudo para abrir espaço para o próximo.

E, quando seu espaço de trabalho estiver em boas condições, mantenha-o assim! No final de cada dia, decida o que precisa ser organizado ou realocado para as próximas atividades do dia seguinte.

Organize seu tempo

Uma abordagem organizada para o seu trabalho não irá apenas poupar tempo, mas também irá ajudá-lo a usar o seu tempo de forma mais eficaz. Bons hábitos organizacionais são cruciais para uma gestão de tempo bem-sucedida .

Com fácil acesso a tudo que você precisa, você terá certeza de quanto tempo cada tarefa deve levar. Você também terá uma ideia clara de quando fazer isso - para se encaixar no resto do seu trabalho e para se adequar a outras pessoas.

Mais importante ainda, com uma abordagem calma e controlada a cada dia, você poderá fazer bom uso de todas as ferramentas de gerenciamento de tempo disponíveis.

Comece cada dia organizando as funções

Como alternativa, faça uma lista de tarefas , com as prioridades do dia no topo. Isso o ajudará a ver a melhor maneira de moldar o seu dia. Você saberá quais tarefas precisam ser feitas primeiro e quais podem ser deixadas para a tarde. Você também poderá combinar seu trabalho mais significativo - ou mais desafiador - aos momentos do dia em que está no seu melhor.

Dica:

Seja flexível. Mesmo os planos mais bem elaborados podem dar em nada se o inesperado ocorrer, e é importante reagir a qualquer coisa que aconteça durante o dia. Certifique-se de que sua programação lhe dê um pouco de margem de manobra se precisar fazer um relatório de última hora ou se houver uma crise em casa.

No entanto, quanto mais organizado você for, mais fácil será ver como lidar com novas situações. Você saberá quais tarefas podem ser deslocadas para abrir caminho. Você provavelmente também ficará mais calmo e controlado ao planejar sua resposta.

Quatro hábitos das pessoas organizadas

Quanto mais você viver e trabalhar de forma organizada - mesmo que não seja natural no início - mais cedo você mudará seus hábitos para melhor. Aqui estão cinco estratégias diárias que vale a pena tentar:

1. Comemore pequenas vitórias. Por exemplo, se você completar três coisas em sua lista de tarefas pendentes, mime-se com uma xícara de café ou reserve 10 minutos de tempo livre para verificar alguns de seus sites favoritos.

3. Programe pequenas tarefas. Se uma tarefa ou projeto exigir uma ação prévia (como pegar café para a reunião de equipe), certifique-se de agendá-los no dia também. A falta de pequenos trabalhos pode ter grandes efeitos indiretos em todo o resto.

4. Organize-se em casa. Não restrinja sua abordagem organizada ao trabalho - porque uma vida doméstica caótica trará seus próprios problemas. Organize onde você mora para tornar as manhãs mais fáceis. Planeje todo o seu dia com cuidado. E converse com as pessoas com quem você mora, para que saibam como podem ajudar.

5. Dê muito valor ao seu tempo. Esteja priorizando suas tarefas profissionais durante a semana ou mapeando seus compromissos familiares, pense em como fazer cada segundo contar. Nas palavras do inventor americano Thomas Edison,” O tempo é realmente o único capital que qualquer ser humano possui e a única coisa que ele não pode perder".

Gostou? Não esqueça das dicas e de que o seu tempo é precioso e a organização deixa os pensamentos e as rotinas mais leves.

Últimas