Como trabalhar melhor e feliz

Empreendendo Direito

Com a correria do cotidiano é difícil reconhecer o que nos faz felizes, tem sempre um problema pra resolver que acabamos por nos deixar de lado. O autoconhecimento é a chave para a felicidade, transformando a vida mais prazerosa e menos estressante. Às vezes uma simples pergunta sobre quem é você, é como se estivesse decifrando um enigma complexo. Você vive 24 horas por dia nesse corpo, ninguém te conhece melhor do que você mesmo, então você sabe do que gosta e o que não gosta.

A felicidade também pode ser o seu trabalho, a vida profissional não precisa ser apenas uma obrigação, você pode tornar a sua rotina o melhor para você. Cada ser é único, sendo assim a felicidade é diferente para outros indivíduos. A satisfação profissional é uma construção de elementos positivos no dia a dia do trabalho. Considere daqui para frente levar em conta fatores como a cultura da empresa, o clima no escritório, oportunidades de crescimento e benefícios oferecidos como coisas tão importantes quanto a remuneração em suas decisões de carreira. Lembre-se de que existe a empresa ideal para cada um em cada momento de carreira.

"Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é uma escravidão." Máximo Gorki.

Joãozinho é feliz quando levanta para trabalhar. Mariazinha é feliz quando a procuram no trabalho pedindo ajuda. Pedrinho é feliz quando consegui consertar um computador. Felicidades individuais que para cada um há um peso diferente. É como a frase "Para cada moeda há dois lados diferentes", o que te faz feliz pode não fazer o outro.

Todos eles se autoconhecendo saberão, que mesmo quando o dia estiver ruim, esses detalhes trarão a alegria de volta por que escolheram estar ali, por se conhecerem o suficiente para decidirem seus caminhos.

Vivemos em busca da felicidade, mas e o ser feliz? Ficar em busca de algo que já vivenciamos todos os dias, é ser ingrato pelas oportunidades que encontramos pela vida. Mesmo que seja pequeno o que te tira o sorriso, mas se fez o seu dia diferente, merece ser lembrado nos dias de tempestade.

Todo serviço é visto como peso, entretanto se faz o que gosta, faz com prazer, motivação e dedicação. Um funcionário feliz é proativo, gerando resultados melhores para a empresa e para a sua vida pessoal. Não carregando fardos para levantar todos os dias, mas demonstrando versões melhores das suas qualidades.

Como ser melhor no trabalho?

Equilíbrio.

Uma pessoa equilibrada consegue se adaptar às mudanças, respeitando o lado profissional e pessoal, não sobrecarregando nenhum dos dois. Organizando seu tempo, para que a sua qualidade de vida seja mantida, mesmo com a rotina que você seja competente nas suas ações.

Bons relacionamentos.

Manter bons relacionamentos cria um clima organizacional sem intrigas, assim você não leva problema para casa e se sente à vontade com a convivência na empresa.

Perspectiva.

Trace objetivos, mantendo a sua visão ampla para alcançar suas metas sendo mais fácil de seguir para a direção que almeja.

Autoconhecimento.

Para saber a hora de ir e a hora de ficar, experimentar é uma opção para fazer aprimoramentos na forma de trabalhar, ou até mesmo testar uma nova carreira.

É necessário se esforçar para criar o melhor ambiente de trabalho possível, mesmo com desafios a frente.

E o mais importante:

Gostar do que faz.

Não adianta ficar se arrastando dia e noite, mesmo sendo o melhor ambiente possível, se você não deseja estar onde está, nada irá mudar. Seus dias continuarão da mesma forma, você não mostrará o seu melhor e nem se sentirá bem.

"Não importa qual a profissão que escolheu, se queres ser bem sucedido faça o que gosta, irá fazer com excelência e quem executa o seu trabalho com excelência o sucesso é inevitável." Victor Prates.

Contudo, seja compreensivo como gostaria que fossem com você, todos ao seu redor passam por desafios todos os dias, ser gentil e íntegro transformará seus dias. Mesmo não querendo o trabalho em que se encontra é necessário não depositar nos outros as suas frustrações, ninguém

merece ver o pior do outro. Gentileza gera gentileza, seja gentil e você será lembrado por suas qualidades e não defeitos.

A felicidade não tem receita mágica, ela precisa ser trabalhada todos os dias. O ambiente de trabalho mesmo sendo sistemático pode ser acolhedor, visualize os detalhes que gosta na empresa e colecione sorrisos e momentos bons.

Em todas as situações a resposta está sempre com você. É possível, sim, ser feliz e trabalhar no mesmo lugar, desde que você entenda definitivamente que foi você quem se colocou nesse emprego e que é só você quem pode transformá-lo numa atividade que te dê orgulho em fazê-lo. Para isso, você terá de transformar seu jeito de “ver o trabalho”, transformar o significado que você dá para ele. O caminho é encontrar um propósito para você, ou seja, a soma do que você ama fazer com o que você faz tão bem a ponto de ser pago por isso. Então, você encontrará a felicidade. Mas lembre-se: a responsabilidade é sua e de mais ninguém.

Portanto, cuide da sua auto estima, da melhoria das suas qualidades e seus dias serão mais claros. Os dias ruins tem fim, não durará para sempre. Invista em você, na sua carreira, passando a maior parte do tempo trabalhando, que seja com algo que verdadeiramente gostamos, que sentimos prazer ao entregar cada serviço.

"Existe um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar sonhos. E esse momento tão fugaz chama-se presente e tem a duração do tempo Que passa." Mario Quintana.

Seja livre, se conheça e viva um dia de cada vez para chegar ao destino desejado!