Nunca estive parado!

Reprodução

Sempre busquei inovar em cada fase da minha vida e isso me fez investir no mundo empresarial muito cedo. Isso parece legal, certo? Imagine a nova manchete em seu perfil do LinkedIn: “Empreendedor Internacional”.

Lembro daqueles dias em que colegas e amigos me perguntavam o que eu estava fazendo.

Alguns disseram comentários como: “Nossa, você é tão sortudo, você pode fazer o que quiser e trabalhar em qualquer lugar”, ou algo como: “Eu quero fazer isso algum dia, queria ter sorte igual você para poder fazer isso”.

Eu posso fazer o que eu quiser? Eu sou tão sortudo?

Quanta desinformação!

Eles tinham uma imagem totalmente distorcida de quem é um empresário, e ainda mais distorcida sobre a minha situação.

Eles imaginavam, que eu comecei do topo, trabalhando em um escritório super descolado com grandes empresários. Tirando as sextas-feiras apenas para sair com outros empresários e fundadores.

Você sabe, o empresário estereotipado, terno e gravata, trabalhando com seu Macbook em uma cafeteria. Sem esforço, só relaxando. E, claro, viajando pelo mundo visitando todos os tipos de eventos bacanas.

A verdade era completamente diferente.

Passei momentos difíceis, até chegar onde estou, foram noites sem dormir, muito estudo e muitas mudanças para chegar no resultado esperado.

Estresse que não acabava mais, dúvidas se realmente daria certo, se estava no caminho certo e se iria alcançar meus objetivos eram constantes no começo. Não desisti, mesmo com dificuldades e por isso colho importantes frutos.

Eu estava começando um negócio do zero, o que significa ZERO CLIENTES. Nessa situação, quando você não tem nenhum cliente, nenhuma experiência e nenhum estudo de caso, não tem muitas opções. E a frieza para não se sabotar, é sua melhor aposta para sobreviver mais um mês.

Mas quem se importa? De qualquer maneira eu não tinha (por muitos meses) orçamento zero para sair, mesmo para comer fora uma vez por mês.

Nada. Nada.

Impressionante! Estava vivendo o sonho empreendedor!

E sabe o que foi mais engraçado?

Nunca digo uma coisa diferente da minha realidade para essas pessoas!

As pessoas têm uma ideia errada sobre o que implica construir um negócio por conta própria.

Felizmente, sobrevivi aqueles dias sombrios como empresário.

Mas tenho visto pessoas projetarem uma imagem errada sobre o processo de início e desenvolvimento de uma empresa. É por isso, que quero compartilhar com você os "bastidores" de ser um empresário. A primeira razão pela qual as pessoas se tornam empreendedoras.

Quando ouço alguém querendo abrir um negócio, quase sempre ouço o mesmo motivo e motivação:

Razão 1: "Eu quero liberdade financeira."

Razão 2: "Eu odeio meu chefe."

Razão 3: "Quero escolher com quais clientes trabalhar."

Razão 4: "Eu quero definir minha própria rotina."

Ok, essas coisas são legais e você pode alcançá-las trabalhando em seu próprio negócio. No entanto, isso exigirá muito tempo e esforço. Confie em mim.

Este é um fato interessante: como funcionário, você também pode atingir todos esses objetivos.

Antes de mergulhar na vida de um empreendedor, sugiro que você se faça a seguinte pergunta:

Na primeira dificuldade, irei desistir?

Por favor, pare um momento para pensar sobre isso, porque as respostas podem economizar muito tempo, dinheiro e energia (e saúde mental).

Por experiência própria, as pessoas querem se tornar empreendedoras e iniciar negócios porque desejam mudanças profundas em suas vidas. Isso é bom. Não só bom, mas também não é mau!

Mas preste atenção ao verdadeiro motivo por trás de sua decisão de se tornar um empresário.

Muitas vezes existem razões ocultas pelas quais você não gosta da sua situação atual. A resposta a essas razões nem sempre é abrir uma empresa.

Se você está pronto para se tornar um empresário, tenha um ponto de vista especial para determinar o verdadeiro motivo da criação de uma empresa.

Tudo gira em torno de seu objetivo central. Qual é o seu objetivo de negócios?

Seu objetivo comercial é o VERDADEIRO PORQUÊ por trás do seu negócio. Isso significa, em outras palavras, como você deseja SERVIR ao mundo (pense aqui no seu mercado / nicho), e por que e de que forma você deseja melhorar a vida das outras pessoas.

Essa é uma grande questão, tome o seu tempo para encontrar a sua resposta.

Por causa da minha firme convicção, comecei uma longa e difícil jornada de aprender e experimentar TUDO, para entregar às pessoas certas um resultado valioso.

Passei por um processo doloroso de trabalho árduo, altos e baixos, frustração e, claro, algum sucesso.

Mas porque eu tinha claro meu propósito, o verdadeiro motivo pelo qual estava construindo meu negócio, mantive o controle quando a maioria das pessoas desistia imediatamente.

Se você criar essa base sólida, então, eventualmente, você pode conseguir todas as "vantagens" complementares de ser um empresário como:

Não trabalhar às sextas-feiras

Trabalhar apenas com seus clientes ideais

Viver viajando

Mas todas essas coisas virão mais tarde no processo.

Reserve um tempo para pensar sobre isso, faça algumas anotações e você encontrará ótimos motivos para começar seu próprio negócio.

Mas não pense que será fácil, viu?

Você também enfrentará altos e baixos, as coisas não sairão como esperadas. É como construir uma casa, é necessário começar pelo alicerce e não pelo teto. Se não a casa caí. Por isso nunca será fácil ser um empreendedor, afinal só chegamos nos lugares altos, por não desistir nos baixos. Só criamos grandes “impérios” quando não desistimos da primeira casinha de cipó.

Fica a dica, se eu consegui, você também vai! Invista no seu sonho!

Últimas