Planejamento estratégico

"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar". Jonh L. Beckley

Reprodução

Com o advento da tecnologia, todos os dias surgem novas táticas organizacionais, entretanto a prática da impulsividade está transformando idealizações em grandes pesadelos. O querer tudo para agora sendo que nada pode ficar para depois, nada pode esperar e se não faz o que quer na hora que quer, já não serve mais, gerando consequências irreparáveis. Essa ansiedade impede que o planejamento estratégico seja realizado e obtenha sucesso, perdendo as chances de algo dar certo.

Um planejamento eficaz é aquele que te faz visualizar futuros problemas, ou seja, durante esse projeto você consegue projetar diversas opções de trajeto, traçando o melhor caminho a ser escolhido. É como em um jogo de achar a saída, você desenha, redesenha até encontrar o caminho que te leva à saída, alcançando o objetivo do jogo. Antes de encontrar a saída você teve que parar o que estava fazendo pegar uma caneta e começar a pesquisar cada caminho, até chegar ao certo. O planejamento estratégico faz o mesmo, você se concentra para criar meios de conseguir tirar suas ideias do papel, estruturando e organizando seus pensamentos para acertar o alvo.

Nem sempre o que você tem em mente está completamente correto, tudo precisa passar por aprimoramentos para que os resultados sejam alcançados. O planejamento estratégico está em nosso cotidiano e nem percebemos a sua importância. É fácil continuar no automático e deixar que as consequências cheguem para parar e refletir o que poderia ter feito diferente. Muitas vezes não há segundas chances, aconteceu e pronto não se pode voltar atrás.

Planejar não é ter medo, mas sim cautela.

Um engenheiro não sai fazendo casas sem estudar primeiro, afinal qualquer falha haverá riscos. Um cirurgião não faz um corte sem precisão, sem saber o que está fazendo. Um investidor não aceita uma proposta sem conhecer a fundo o negócio que irá investir seu dinheiro.

Planejar estratégias seja para a vida profissional ou pessoal exige um passo a passo, onde você entenderá como alinhar seus objetivos para ter êxito.

Faça essas três perguntas para si mesmo:

Onde estou?

Reflita sobre o que está acontecendo hoje, será que está no emprego dos sonhos? Na faculdade tão desejada?

Avalie minunciosamente o ambiente externo e interno do momento em que está vivendo, buscando identificar o que está te impedindo de concluir as suas metas. Pontuando seus pontos fortes e fracos que são essenciais na descoberta dos seus reais desejos.

"Eu posso não estar onde gostaria de estar, mas estou feliz por saber que estou a caminho." Joyce Meyer.

Aonde quero chegar?

“Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”.

Aceitar qualquer caminho é deixar ser levado pelas ondas do mar e se ele te jogar nas rochas e te ferir, você não poderá reclamar afinal você deixou que ele te guiasse.

Reconhecer seus objetivos de forma clara é imprescindível, tomar o controle dos seus ideais para serem sua prioridade amadurecerá a convicção de onde quer chegar, por consequência sua visão do futuro ficará mais nítida e fácil de ser planejada.

O que farei para chegar lá?

Crie seu plano de ação, conhecendo suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esboce os passos que precisam ser seguidos para chegar onde almeja, desta forma você terá mais segurança para seguir em busca da sua finalidade.

Se conhecendo e conhecendo seu concorrente você terá mais chances de ser certeiro, conquistando mais rápido suas metas.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu.

O inimigo pode ser tudo e todos, inclusive você. Nosso maior inimigo somos nós mesmos, quando procrastinamos, não aceitamos as mudanças, deixamos de fazer o melhor, nos sabotamos ou quando queremos desistir na primeira dificuldade. Lute para dar o melhor de si, para quando olhar para trás ver que além de ser alguém melhor, você acrescentou a sua equipe coisas boas e no final conseguiu alcançar o sucesso.

“Todas as teorias administrativas, todas as recomendações de especialistas, todos os livros, treinamentos e regras sobre processos de administração e gestão se resumem em apenas dois passos para quem quer realmente alcançar o êxito: Tome tempo suficiente para fazer um excelente planejamento estratégico e esteja disposto a executar um intenso e enfocado trabalho baseado na melhoria contínua.” Altamir Lopes.

Como a frase citada à cima, a receita é a mesma. É como a preparação de um bolo, seguindo os passos corretamente o bolo vai crescer e ficar fofinho, mas se você esquecer um ingrediente, o bolo ficará denso e seco. Você não pode desistir, faça outra receita ou tente melhorar de alguma forma o bolo, o que não pode é ficar parado vendo o bolo queimar e não desligar o forno.

Planejamentos são importantes, seja para saber o que fazer no café da manhã ou quanto tempo demorará a comprar uma casa. Você não precisa planejar sua vida toda, comece planejando o que fazer no mês e quando entender o conceito aplique para meses, anos e o quanto a sua mente permitir, sendo a curto ou longo prazo. Somente você sabe aonde quer chegar, então todo o poder de escolha está em suas mãos. As estratégias facilitam as dificuldades, por isso são importantes, você não fica a mercê do acaso e se perder o foco, saberá como voltar ao eixo. Permita-se sonhar e se puxar para a realidade, podendo assim materializar seus sonhos, não sendo mais fantasiosos, mas em projetos realizáveis.

O que está ao seu alcance hoje? E se ainda não estiver ao seu alcance, o planejamento vai te ajudar a organizar e realizar suas ideias.

Mesmo que demore em realizar seus sonhos, não desista. De qualquer forma o tempo vai passar então tenha paciência, por mais difícil que pareça, por mais distante continue tentando alcançá-los. Ninguém poderá te impedir, a não ser você mesmo. Engula o medo, as incertezas e confie no seu planejamento. As estratégias servem para te recordar que há um plano estruturado, que pode ser adaptado. Lembre-se, no jogo de procurar a saída, mesmo que seja o mais avançado há uma saída e se esforçando você a encontrará. Invista em você e acredite que o seu planejamento não é em vão.

Últimas