Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PROBLEMAS

A realidade é que a vida não é feita de somente altos, haverá os baixos e quando esses dias chegarem, exigirão muita maturidade para discernir que os dias altos voltarão

Empreendendo Direito|Do R7

Compreender que os dias bons chegam e que os dias ruins também, mas que não ficará em um limbo de dificuldades. A ansiedade de resolver o problema agora, de não querer que esses dias ruins cheguem, impedem o desenvolvimento de novos aprendizados. Se durante esse desenvolvimento, pensamentos de que você é um fracasso, que não consegue, que quer desistir, insistirem em te assombrar, lembre-se deste texto.

Para alcançar o topo de uma montanha é necessário uma longa caminhada, enfrentar animais perigosos, calor, frio, chuva e exaustão. Enfrentar medos e conhecer habilidades que nem imaginaria ter. No processo de subir a montanha, os recursos podem acabar, as forças podem se esgotar mas a persistência, o foco no objetivo e a compreensão que aprendeu mais vivenciando algo novo, do que se continuasse na mesmice, te fortalecem para chegar até o final do percurso. 

A bagagem de negatividade deve ser jogada fora e substituída pela convicção que tudo será possível com determinação e ação. Se sempre duvidar das suas habilidades e da sua importância, não conseguirá seguir em frente quando os dias maus persistirem em ficar.

Os problemas quando não enfrentados tornam-se avalanches que tiram seu sono, sua produtividade, seu humor e insatisfeito com tudo, as reclamações, as negatividades voltam a rondar a mente, ficar procrastinando para não ter que tomar decisões em relação aos problemas te deixam emocionalmente instável e instáveis seguimos por caminhos tempestuosos. E dentre os problemas que já existem, com toda a instabilidade causamos cada vez mais problemas por pequenas coisas, é incrível esse poder que adquirimos quando não estamos bem em criar tempestades em um copo d'água. Atingindo nós mesmos e as pessoas ao nosso redor.

Publicidade

Visualize os exemplos a seguir de como causamos mais problemas quando não enfrentamos os que já temos:

Mariazinha está atrasada para um compromisso importante porque o seu carro quebrou. Ela está extremamente estressada e ao chegar no local marcado, percebeu que seu celular estava sem bateria e ela precisava usar para chamar um motorista de aplicativo. Ao invés de se acalmar, lembrar que aquela situação foi um imprevisto e não seria toda a reunião que aconteceria o mesmo, ela se desesperou e começou a jogar suas frustrações em cima dos seus colegas de trabalho. Impedindo de receber ajuda e reclamando sobre tudo. Então de dois problemas que aconteceram no seu dia, com a instabilidade acabou criando mais problemas, brigando com os seus colegas e posteriormente seu superior também não gostará de como ela lidou com o problema.

Publicidade

Uma simples atitude tomada de forma precipitada em meio aos problemas , geram mais problemas. E aí começam as frases autodestrutivas que te destroem ao ponto de te deixar em uma cama sem conseguir entender qual o rumo seguir.

As dificuldades continuam enchendo os nossos ouvidos de desespero, impulsividade e ignorância, nos enfiando cada vez mais um buraco fundo e escuro, onde achamos que nunca conseguiremos vencer o sofrimento, as dívidas, o desemprego, os nossos próprios defeitos. Por que eu falei para lembrar deste texto quando estiver em um momento difícil? Para te lembrar que você não está sozinho. Seus problemas tem solução, aguenta firme na sua caminhada, dê tempo ao tempo, esfrie a cabeça, o problema continuará ali até você conseguir refletir e encontrar uma saída. Lembrar que nada dura para sempre, inclusive os problemas. Lembrar que é necessário enfrentar tudo e todos para chegar no seu objetivo. Lembrar que você não é o ser mais problemático do mundo, que você precisa lutar contra esses pensamentos que desprezam a sua originalidade e força para lidar com a vida dia após dia. Lembrar que mesmo com toda a turbulência que te cerca, você é especial.

Publicidade

Quando você se der conta, a sua bagagem estará cheia de habilidades aperfeiçoadas, aprendizados e destreza para superar as novas fases que virão.

Estou cansado e agora?

Cansa mesmo, eu sei que cansa pensar o dia inteiro em como solucionar tal problema. Eu sei que é cansativo olhar para frente e às vezes não ver sentido na caminhada porque lutou até agora incessantemente, entretanto, não podemos deixar acabar a reserva da gasolina, isso compromete a durabilidade do seu carro. A mesma coisa com a gente, não podemos ultrapassar nosso limite de esgotamento, seja física ou mental, afinal quando isso acontece, podemos não voltar a ter o mesmo rendimento de antes. As coisas ficam mais cansativas, o processo sempre parece ser mais longo, a montanha parece mais perigosa do que é. Cansou? Descanse! Eu não estou sendo irônico, descanse. Renove as suas energias, descansar não é desistir, é se dar um tempo para quando voltar, voltar mais forte equilibrado para não fazer escolhas erradas.

Você precisa se permitir passar e enfrentar todas as fases da vida, mas você também precisa parar um pouco na beira da estrada, descansar sob a sombra de uma árvore e beber uma água. O que é melhor? Chegar morto no final da trajetória e não aproveitar a sua vitória ou descansar um pouco, se hidratar, continuar caminhando mesmo que demore um pouco mais, mas que chegue no final e comemore a sua conquista?

Então, mais uma vez, descanse! Suas saúdes mentais e físicas necessitam da sua sobriedade para manterem o equilíbrio.

"Diminua a velocidade, minimize as expectativas, reaja aos tombos, não force, não finja, confie, respire fundo e siga em frente." José Luiz Duarte

Portanto, mesmo que as dificuldades continuem, as encare, não deixe que elas te vençam, enfrente, mostre para elas que não podem te vencer, nem pelo cansaço e nem pela perda. Tenha sempre em mente onde quer chegar e enfrentando os problemas, aproveitando as oportunidades você chegará mais longe do que se imagina. Juntando todas as suas qualidades, corrigindo os defeitos e focando no objetivo, nada poderá te impedir, a não ser você mesmo! Acredite no seu potencial e não cometa erros do passado, pegue a sua bagagem, descarte o que não te acrescenta em nada e preencha com o que realmente for necessário para que possa chegar no topo da montanha.

“Você não pode definir a quantidade de problemas que terá na sua vida, mas pode escolher superá-los e trabalhar todos os dias nesse sentido. ” Autor desconhecido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.