Transparência

Reprodução

Em todos os setores, independentemente do tamanho da empresa, a transparência nunca foi tão importante para um modelo de negócios de sucesso. Em termos de engajamento dos funcionários, esta prática comercial específica provou ser vital em uma escala global.

A confiança na gestão da empresa e no futuro é um componente-chave do envolvimento dos funcionários. Os funcionários desejam saber o que impulsiona a empresa para a qual trabalham, quais são seus objetivos de longo prazo e como participarão do cumprimento desses objetivos. A comunicação e a transparência em todos os níveis de gestão promovem essa confiança e a participação da equipe.

Como você promove a transparência nos negócios?

Devemos ter em mente que todos têm algo a contribuir e o farão se o ambiente for adequado. Deixe claro que a transparência se aplica a todos. Do diretor executivo para baixo, a transparência é uma via de comunicação de mão dupla. Quando você o implementar em toda a empresa, torna-se mais sobre o trabalho em equipe do que o foco em um único indivíduo.

Ao apontar áreas para melhoria, inclua sugestões. Desafie sua equipe a pensar criativamente sobre maneiras de mudar o curso. Todos gostam de se sentir desafiados e incluídos na resolução de problemas.

Faça da transparência sobre os objetivos da empresa uma prioridade. Alinhe metas com a visão da empresa e deixe que todos vejam. Isso dará nova vida a um projeto que pode estar atrasado.
Como proprietário da empresa, coloque-se à disposição. Seus funcionários se sentirão mais seguros sendo abertos e transparentes com você.

O aumento da transparência pode implicar em uma mudança de hábitos
O mundo ainda está dividido entre o e-mail e os novos hábitos sociais. Na última metade do século, o e-mail deixou de ser uma forma de comunicação especializada para se tornar popular e agora mal tolerado com a corrida para a Caixa de entrada 0. No entanto, ainda é um aliado confiável para a maioria dos locais de trabalho e pode ser um canal poderoso para o engajamento dos funcionários. Invista em novas tecnologias para atrair cada vez mais os esforços do público jovem da empresa. Aumentar o grau de transparência em sua empresa provavelmente exigirá uma mudança em seu paradigma de comunicação, à medida que você explora outros canais e ferramentas de comunicação para alcançar e envolver as pessoas de forma mais eficaz.

Independentemente da tecnologia que você escolher, o importante é que você forneça informações relevantes. Se o e-mail for sua escolha, certamente é melhor do que nenhuma comunicação.

E não basta apenas a empresa ser transparente, mas toda a liderança presente.
E quais são os benefícios da liderança transparente?
Quando uma empresa entende a importância  e implementa consistentemente a transparência na liderança, ela pode esperar vários benefícios.

Maior Advocacia do Funcionário
Ao escolher ser aberto e honesto com os funcionários, um líder pode ajudá-los a se sentirem valorizados, convidando-os a receber feedback. Ao mostrar a eles o quanto a organização valoriza suas contribuições e opiniões, um líder constrói uma base de confiança e lealdade que nutre uma maior defesa dos funcionários, o que, por sua vez, ajuda a construir a marca do empregador. Ao mesmo tempo, mostrar interesse e apreço também pode humanizar os líderes, tornando-os mais relacionáveis aos olhos de suas equipes. Ao se apresentarem como seres humanos reais (em vez de chefes misteriosos escondidos atrás de portas de escritório intimidantes), os líderes transparentes ganharão maior compreensão e apoio de seus funcionários, que estarão mais propensos a aceitar notícias negativas ou se abrir para feedback construtivo se eles sentem que têm uma conexão pessoal com seus líderes.

Expectativas bem gerenciadas
A retenção de informações geralmente leva a mal-entendidos e expectativas não atendidas. Liderar com transparência ajuda a garantir que as expectativas do funcionário e do empregador sejam definidas e atendidas de forma adequada. Com uma comunicação clara, aberta e frequente, os funcionários têm menos probabilidade de fazer suposições falsas sobre seus empregos ou organizações.

Melhor desempenho do funcionário
À medida que uma maior transparência promove uma maior defesa dos funcionários, esses funcionários altamente engajados têm maior probabilidade de alcançar um melhor desempenho e produtividade em seus empregos.
Compreender a importância da transparência na liderança é o primeiro passo para alcançá-la. Quando os líderes assumem um compromisso pessoal com uma maior transparência e começam a trabalhar nesse sentido imediatamente, eles e suas organizações já estão no bom caminho para colher seus benefícios.

Últimas