Empreendendo Direito Você já ouviu falar que estamos “vivendo em um mundo V.U.C.A”?

Você já ouviu falar que estamos “vivendo em um mundo V.U.C.A”?

Reprodução

Esse termo tem se popularizado cada vez mais, principalmente no cenário dos negócios. Hoje, vamos entender o que é o mundo V.U.C.A e quais atitudes você, como empreendedor, deve tomar para sobreviver e se adaptar a este contexto.

O que é o mundo V.U.C.A?

V.U.C.A é um acrônimo, ou sigla, para as palavras Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que, na língua portuguesa, significam Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Esse termo surgiu no cenário militar americano na década de 90. O United States War College introduziu o conceito para explicar a realidade após a Guerra Fria e, dessa forma, preparar melhor os soldados para as tendências do novo mundo que estava prestes a começar.

O conceito de mundo V.U.C.A chegou ao mundo corporativo a partir das crises financeiras de 2008 e 2009. Assim como no ambiente militar, os negócios lidam com um contexto desafiador e em constante mudança. O mercado é diariamente impactado pelo clima de incerteza gerado por fatores externos e situações imprevisíveis. Dessa forma, as empresas ficam impossibilitadas de fazer planos a longo prazo, por exemplo.

Para se preparar e se adaptar a essa realidade, é fundamental entender como se manifestam cada um dos fatores do mundo V.U.C.A.

Volatilidade
Volátil é o mesmo que inconstante, instável, variável, incerto ou volúvel. Essa característica se refere à enorme velocidade com que as mudanças têm acontecido no mundo empresarial e financeiro. Atualmente, tudo é fluido e as transformações ocorrem rapidamente. Isso faz com que seja impossível prever cenários de mercado. É preciso estar preparado para encarar o inesperado, acompanhar as inovações tecnológicas e encontrar soluções com a mesma agilidade das mudanças.

Incerteza
Mesmo em um momento em que a informação está mais acessível do que nunca, é difícil saber o que acontecerá no futuro. As necessidades mudam e as soluções que existem hoje não necessariamente serão úteis amanhã. As inovações disruptivas e grandes transformações fazem com que o nosso cenário atual seja cheio de incertezas.

Complexidade
A complexidade se refere ao que é de difícil compreensão ou entendimento. É importante saber que existe uma infinidade de condições internas e externas que podem afetar um negócio e todas elas estão conectadas entre si. Dessa forma, não existe apenas uma resposta certa e sim uma diversidade de possibilidades para uma única situação. Todos os problemas e ações têm consequências multifacetadas que se relacionam umas com as outras.

Ambiguidade
A ambiguidade é a característica de tudo que é indefinido e pode ter vários sentidos. Isso quer dizer que, na nossa realidade atual, todas as coisas possuem inúmeras interpretações ao mesmo tempo e isso faz com que seja raro definir algo por completo. Portanto, não existem resposta corretas, mas sim caminhos e significados que podem ser escolhidos.

Como um empreendedor deve agir diante do mundo V.U.C.A?
O conceito de mundo V.U.C.A é baseado em uma gestão eficiente de riscos. Existem algumas atitudes e posturas que os gestores devem adotar e implementar para sobreviver e prosperar no mundo V.U.C.A. As organizações que se preparam e se adaptam a este cenário são as que mais conseguem superar dificuldades e se reinventar de acordo com as necessidades do mercado.

Em um mundo volátil, ou seja, com mudanças rápidas e novidades a todo momento, ter um propósito claro e bem definido é essencial para que as organizações mantenham uma base sólida, a fim de focar em seus objetivos de longo prazo.

O propósito bem alinhado ajuda o gestor de negócios a enxergar com clareza quais direções devem ser seguidas em meio a tantas transformações do mercado.

Se as mudanças são inevitáveis, as empresas precisam ter resiliência para encará-las. É importante possuir a habilidade de permanecer íntegro e adotar uma postura positiva diante das transformações para, assim, se adaptar ao novo cenário.

A visão estratégica permite que as organizações se antecipem em analisar oportunidades e buscar resultados. Um gestor que possui e demonstra uma visão de longo alcance, estuda mercados, produtos e tendências, ajuda a diminuir a incerteza e aumentar a confiança de toda a empresa.

Da mesma forma, a flexibilidade é uma competência fundamental para se adaptar a mercados incertos e mudanças imprevisíveis. Todos as organizações precisam estar abertas a se adaptar a quaisquer transformações e, dessa forma, prosperar no mercado.

Para enfrentar e superar o mundo V.U.C.A, as organizações devem estar dispostas a aprender. Quanto mais amplo for o conhecimento do gestor e das equipes, mais fácil será encontrar soluções para as dificuldades. Treinar e capacitar colaboradores, investir em consultorias e explorar diferentes assuntos e áreas de atuação são algumas ações que ajudam a construir uma equipe multidisciplinar. Esses profissionais terão habilidades diversas e serão mais suscetíveis a alcançar o sucesso no mundo V.U.C.A.

A agilidade se refere à capacidade de se reorganizar e adaptar soluções a tempo. A tomada de decisões ágil coloca algumas organizações um passo à frente na resolução de situações complexas.

Em um contexto cada vez mais ambíguo, onde não há respostas e interpretações corretas, é preciso ter coragem para escolher um caminho, lidar com as consequências de tal decisão e aceitar a possibilidade de cometer erros.

Além disso, olhar com clareza pode ajudar a não se perder nas diferentes facetas e caminhos de uma situação. Os gestores devem ter a capacidade de analisar o cenário como um todo e focar nos objetivos maiores.

A comunicação transparente entre o gestor de uma organização e seus colaboradores é fundamental para driblar ambiguidades e incertezas. Equipes integradas e que se comunicam constantemente têm maior foco para encontrar a solução mais eficaz para determinada situação.

O mundo V.U.C.A precisa de empreendedores e líderes ativos!

Como gestor de um negócio, você é responsável por criar um ambiente dinâmico, colaborativo e favorável às inovações do mercado.
É fundamental que você se dedique a desenvolver competências e estratégias para se adaptar a este contexto e não ficar para trás.

Só assim, o sucesso do seu negócio sempre conseguirá se sobrepor a quaisquer mudanças e adversidades que o mercado apresentar.

A única certeza que temos hoje é a de que todas as coisas vão mudar. Se mudarão para melhor ou para pior, é você quem decide.

E então, já começou a se preparar para o novo mundo?

Últimas