Luiz Fara Monteiro Aeroporto de Aruba se torna o primeiro do mundo a receber a certificação Green Globe 

Aeroporto de Aruba se torna o primeiro do mundo a receber a certificação Green Globe 

Certificado que exige que os atores do setor do turismo apliquem os mais altos padrões internacionais em termos de sustentabilidade

Aeroporto de Aruba: primeiro do mundo a receber a certificação Green Globe

Aeroporto de Aruba: primeiro do mundo a receber a certificação Green Globe

Sunnya343 - Wikimedia Commons

O Aeroporto Internacional Rainha Beatriz, que opera na capital de Aruba, Oranjestad, é o primeiro do mundo a receber a certificação de sustentabilidade Green Globe, um dos principais programas do gênero. O certificado que exige que os atores do setor do turismo apliquem os mais altos padrões internacionais em termos de sustentabilidade. A Green Globe audita e certifica hotéis, centros de conferências, navios de cruzeiro, atrações e outras infraestruturas importantes para o setor em cerca de oitenta países.

“Com o reconhecimento, a Aruba Airport Authority assume a liderança, não apenas no Caribe, mas globalmente, sendo o primeiro aeroporto a ser certificado pelo Green Globe International Standard for Travel and Tourism, o mais alto nível de certificação para a operação e gestão de um empresa no setor”, comenta a CEO da Green Globe, Birte Pelayo.

Para conquistar a acreditação, em 2021, a Autoridade Aeroportuária de Aruba (AAA), responsável pela gestão do aeroporto, revisitou algumas maneiras de quantificar, reduzir, otimizar e ainda compensar as emissões associadas às operações. Já em 2022, optou por passar por uma auditoria independente que analisaria o seu desempenho.

Como parte das iniciativas, a AAA trabalhou para otimizar operações, reduzir o impacto ambiental e foram implementadas iniciativas como: redução de consumo de energia, projetos-piloto de gestão de resíduos, políticas de compensação e relatórios de emissões de gases de efeito estufa. Os resultados das avaliações foram bastante positivos.

“Quando a AAA definiu suas metas e objetivos de sustentabilidade, pretendíamos alcançar algumas certificações em dois anos. Estabelecemos metas ambiciosas e em tão pouco tempo conseguimos nos tornar o primeiro aeroporto do mundo a obter a certificação Green Globe, superando todas as nossas expectativas”, comenta O CEO da AAA, Joost Meijs. “Isso mostra o enorme compromisso de nossa equipe e de outros parceiros em conduzir os negócios com respeito ao meio ambiente”, finaliza o executivo.

Como um dos destinos caribenhos mais visitados, Aruba, uma ilha feliz, oferece praias deslumbrantes, diversas delícias culinárias, um extenso e inesquecível Parque Nacional de Arikok e hotéis e vilas reconhecidos internacionalmente. Líder em inovação, o país foi classificado em primeiro lugar na lista de Melhores em Viagens 2020 da Lonely Planet devido a sua preocupação com a sustentabilidade. Os protocolos de segurança do "Código de Saúde e Felicidade" de Aruba proporcionam paz de espírito e, ao mesmo tempo, uma experiência relaxante na ilha. Localizado fora do cinturão de furacões, Aruba oferece desde escapadelas românticas em praias até experiências de bem-estar inesquecíveis.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas