Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anac anuncia os destaques do projeto Aeroportos Sustentáveis

Terceira edição do programa da Agência Nacional de Aviação Civil  visa incentivar boas práticas em ambientes aeroportuários do país

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Aeroporto de Salvador entre os destaques em sustentabilidade
Aeroporto de Salvador entre os destaques em sustentabilidade Aeroporto de Salvador entre os destaques em sustentabilidade

A ideia é incentivar boas práticas em ambientes aeroportuários do país e reforçar o compromisso da Agência Nacional de Aviação Civil com a promoção e o debate de medidas sustentáveis para o futuro da aviação civil.

A Anac divulga nesta quarta-feira (16), em um webinário sobre sustentabilidade na gestão aeroportuária, os resultados da 3ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis — programa que busca incentivar boas práticas de gestão ambiental em ambientes aeroportuários e o reconhecimento de iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade das operações aéreas.

Os aeroportos de Salvador (BA), Belém (PA), Montes Claros (MG) e Campo de Marte (SP) foram os destaques entre os 20 aeroportos participantes.

O projeto, que teve sua primeira edição lançada em 2019, busca incentivar o debate e a reflexão sobre sustentabilidade medindo o índice de desempenho ambiental (IDA) dos aeroportos brasileiros. A edição 2021 contou com 32 critérios de avaliação, os quais têm pesos diferenciados de acordo com a sua importância em relação aos demais critérios.

Publicidade

A avaliação é realizada com base em critérios que consideram a gestão dos aeroportos nos seguintes temas ambientais: energia elétrica, recursos hídricos, resíduos, mudanças climáticas, qualidade do ar local, ruído aeronáutico e gestão organizacional.

Os aeroportos inscreveram-se voluntariamente e passaram a competir em grupos conforme o número de passageiros processados anualmente, seguindo o disposto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 153.

Publicidade

A classificação ocorreu por níveis: “primeira classe”, para os aeroportos com pontuação maior ou igual à média simples de seu grupo, e “classe executiva”, para os aeroportos com pontuação menor que a média, sendo que são excluídos da classificação participantes com pontuação final inferior a 25%.

Veja, abaixo, os destaques desta edição e o resultado completo das classificações:

Publicidade

Destaques:

• Grupo C-IV(a): Aeroporto Internacional de Salvador (SBSV)

• Grupo C-III(b): Aeroporto Internacional de Belém (SBBE)

• Grupo C-II(c): Aeroporto de Montes Claros (SBMK)

• Grupo C-I(d): Aeroporto Campo de Marte (SBMT)

(a) RBAC nº 153 - Classe IV: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 5.000.000.

(b) RBAC nº 153 - Classe III: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 1.000.000 e inferior a 5.000.000.

(c) RBAC nº 153 - Classe II: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 200.000 e inferior a 1.000.000.

(d) RBAC nº 153 - Classe I: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja inferior a 200.000.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.