Luiz Fara Monteiro ANAC lança novo sistema de cadastro de drones na Feira DroneShow

ANAC lança novo sistema de cadastro de drones na Feira DroneShow

Sistema de Aeronaves não Tripuladas será reformulado para acompanhar desenvolvimento tecnológico do setor

Droneshow: parceria com a ANAC

Droneshow: parceria com a ANAC

Josh Sorenson - Wikimedia Commons

Agência Nacional de Aviação Civil participará, mais uma vez, do maior encontro da América Latina sobre Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), a Feira DroneShow. Nesta 8ª edição do evento, que acontecerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a ANAC apresentará, em primeira mão, a reformulação do Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT). A feira será promovida pela MundoGeo, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). 

A ANAC apresentará ao público o novo SISANT, no dia 17 de março, a partir das 10h. Criado em 2017, em lançamento conjunto com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC-E 94, o SISANT é o sistema que permite aos operadores realizar o cadastro dos equipamentos de forma declaratória. Esta trata-se da primeira grande modificação no sistema, que vai permitir novas funcionalidades e serviços esperados pelos usuários.      

“É uma grande mudança para a ANAC. Estamos criando um sistema novo, mais moderno, ágil e integrado a toda a rede de dados da ANAC. O novo SISANT vai permitir a unificação dos perfis dos usuários com outros sistemas da Agência, provendo maior segurança e estabilidade”, destacou o coordenador de drones e novas tecnologias da ANAC, Ailton Oliveira.  

Outro ganho da modernização é o novo sistema se tornar mais adaptável para acompanhar avanços tecnológicos atuais e futuros, trazendo novos serviços, opções e funcionalidades. “O objetivo da ANAC é facilitar e acompanhar a evolução desse segmento. A tecnologia das Aeronaves Remotamente Pilotadas (do inglês, Remotely Piloted Aircraft System, ou RPAs) está em constante transformação. Ela se desenvolve muito rápido, por isso, a Agência Reguladora tem que estar alinhada ao setor produtivo e às demandas do mercado para seguirmos na vanguarda regulatória dos RPAs”, como explica o superintendente de aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato.

Feira DroneShow 
A parceria da ANAC com a DroneShow vem de longa data. Desde a primeira edição do evento, a Agência contribui com a participação nos painéis de debates, nas apresentações e na troca direta com o público da feira. Neste ano, além de realizar o lançamento do novo SISANT, a Agência vai participar do painel de abertura da feira, durante o seminário “Impactos da simplificação da certificação de drones classes 2 e 3 na ANAC”, com a participação do superintendente de aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, a partir das 14h, também no dia 17 de maio.  

Para aqueles que quiserem conversar com os técnicos da ANAC, tirar dúvidas e trocar experiências, a Agência manterá, durante os três dias de evento, o tradicional estande fixo para promover a interação entre profissionais da ANAC e o público presente na DroneShow.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas