Luiz Fara Monteiro Avião cargueiro leva donativos às vítimas de enchentes no Sul da Bahia

Avião cargueiro leva donativos às vítimas de enchentes no Sul da Bahia

Doação foi de 3 toneladas de mantimentos provenientes da região de Americana. Ação teve participação da Defesa Civil de dois estados

Boeing 737-400 leva doações ao Sul da Bahia

Boeing 737-400 leva doações ao Sul da Bahia

Salvador Bahia Airport

Um Boeing 737-400 cargueiro da brasileira Modern Logistics pousou na noite desta quinta-feira (6) no Aeroporto Internacional de Salvador.

A bordo, uma carga especial:

3 toneladas de doações provenientes da região de Americana (SP) para as vítimas das chuvas no Sul da Bahia.

A ação, segundo o Salvador Bahia Airport, foi iniciativa do Instituto Besc, de Belo Horizonte, e contou com a parceria da Defesa Civil da Bahia e de São Paulo, além da empresa de ground handling Dnata.

As enchebtes provocaram colapso em várias cidades da região. Lixo se acumula nas ruas. Em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis, por exemplo, boa parte da população enfrenta um surto de gripe. 

O governo dos Estados Unidos, por meio da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou a doação de R$ 750 mil em assistência imediata para ajudar famílias atingidas pelas enchentes no Estado da Bahia, que já impactaram mais de 800 mil pessoas.

O encarregado de Negócios Douglas Koneff destacou que "as equipes da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil ficaram comovidas com a situação crítica enfrentada por tantas famílias na Bahia. Os EUA se sentem comprometidos e honrados em poder ajudar com algumas das necessidades imediatas destas famílias."

Os recursos doados serão administrados pelos parceiros locais: Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e Cáritas Brasileira. A ADRA irá distribuir itens de assistência, incluindo kits de limpeza e higiene, como vassouras, baldes, panos de limpeza, água sanitária, esfregões e detergente para mais de 800 famílias em Itambé, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Itapetinga e outras municipalidades. A Cáritas Brasileira irá entregar às famílias desabrigadas itens como, roupa de cama, utensílios de cozinha e kits de higiene.

“A situação na Bahia é preocupante, e a USAID está contente em poder ajudar estas famílias a superar este momento crítico e reconstruir suas vidas”, disse o diretor da USAID no Brasil, Ted Gehr.

Especialistas em desastres da região da Bahia e de Washington, D.C. estão monitorando a situação em coordenação com a Embaixada dos EUA para determinar outras formas de assistência.

O governo dos EUA mantém uma relação de colaboração histórica com a Bahia. Exemplo disso é o Memorando de Entendimento assinado em outubro de 2021 entre o Estado e a Embaixada e Consulados dos EUA para estreitar a cooperação bilateral em áreas de interesse comum.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também tem desenvolvido ações em parceria com instituições como o Corpo de Bombeiros de outros estados, levando mantimentos ao Sul da Bahia desde dezembro. 

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas