Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boeing 777 da JAL sofre falha no motor após a decolagem em Los Angeles

Aeronave circulou por 45 minutos para despejar combustível antes de retornar em segurança para LAX

Luiz Fara Monteiro|Do R7

A imagem assusta quem vê a foto. E apavora muitos dos que porventura estejam dentro do avião.

Mas não deveria. Porque esse tipo de incidente, embora raro, é exaustivamente treinado por pilotos pelo menos duas vezes ao ano.

Esta foto foi a mais visualizada e comentada nos sites especializados de aviação no fim de semana. Um Boeing 777-300ER da Japan Airlines (JAL) sofreu uma falha de motor após decolar do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), nos Estados Unidos, na última sexta-feira.

O AvHerald informou que a aeronave de 13 anos, sob o registro JA40J deveria cumprir a rota para Tóquio Haneda, no Japão. Mas logo que deixou a pista 25R o motor número 2, do lado direito da aeronave – um GE90 – emitiu rajadas de chamas, levando a tripulação a declarar emergência.

Publicidade

É bom que o leitor entenda que uma declaração de emergência não significa necessariamente que a aeronave corre risco iminente de acidente grave, mas que o avião precisa de atenção especial do controle de tráfego para executar ações como desvios da rota original ou um pouso que envolva um acompanhamento diferenciado.

Assim que o incidente foi notado, o 777 da JAL interrompeu a subida a 5.000 pés e solicitou autorização para despejar combustível próximo a ilha de Santa Catalina e retornar a Los Angeles. O procedimento é chamado tecnicamente de “alijamento de combustível” em português. Em inglês, “dump fuel”.

45 minutos após a decolagem, o Boeing 777 retornou em segurança, pousando na pista 25L. Esse tipo de falha no motor é conhecida como stall de compressor, um desbalanceamento de fluxo de ar dentro do motor, muitas vezes causada por ingestão de pássaros, falhas nas palhetas que direcionam o fluxo de ar, entre outras. As labaredas são comuns por conta da combustão do motor e não representa maior risco à segurança de voo.

Boeing 777 da JAL declara emergência em Los Angeles
Boeing 777 da JAL declara emergência em Los Angeles Boeing 777 da JAL declara emergência em Los Angeles

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.