Colisão com pássaro após decolagem cancela voo na Holanda
Aeronave da TUI Netherlands teve a fuselagem danificada. Passageiros foram embarcados em outra aeronave e seguiram viagem
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Um Boeing 737 MAX 8 da TUI Holanda retornou ao aeroporto Schiphol na manhã de ontem (2) devido a uma colisão com um bando de gaivotas.
Segundo um porta-voz da TUI, há danos consideráveis na aeronave. O Boeing saiu de Amsterdã por volta das 7h50 com desstino a Gran Canaria, mas pousou em segurança em Schiphol logo após as 9h.
Segundo o porta-voz, a aeronave foi inspecionada pelo serviço técnico da TUI em Schiphol. O dano ao nariz foi extenso. Em um "bird strike", os pássaros colidem com a fuselagem da aeronave ou voam para os motores. Neste último caso, é possível que os pilotos desliguem o motor afetado e tenham que pousar no aeroporto mais próximo.
A tripulação do voo OR1631 para Gran Canaria optou por regressar a Schiphol. A aeronave primeiro fez três voltas (orbitou) sobre a Holanda e depois retornou ao aeroporto, onde o Boeing foi aguardado pelos serviços de emergência de Schiphol.
Segundo a companhia, os passageiros seguiram para Gran Canaria no mesmo dia, a bordo de uma aeronave de substituição.
A TUI Fly Netherlands é uma companhia aérea charter holandesa com sede em Schiphol-Rijk , no Aeroporto Schiphol-Amsterdã.
