Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Com foco na facilitação do transporte aéreo, IATA apresenta suas propostas no II FAL Connections

 Evento em Brasília conta com a presença da Associação do Transporte Aéreo Internacional em uma palestra sobre o andamento de projetos da área de facilitação 

Luiz Fara Monteiro|Do R7


IATA: segunda edição do FAL Connections, em Bras
IATA: segunda edição do FAL Connections, em Bras

Terminou nesta quinta-feira (29) a segunda edição do FAL Connections, organizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília. O evento presencial contou com a presença da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) em uma palestra apresentada por Marcelo Pedroso, Diretor de Relações Externas da Associação no Brasil, sobre o andamento de projetos da área de facilitação atualmente em desenvolvimento.

Um destes projetos é o One ID, que busca simplificar ainda mais a viagem , oferecendo uma experiência consistente e contínua para os passageiros. O OneID, desenvolvido em conjunto por empresas aéreas, governos e aeroportos, é uma ferramenta que consiste na adoção de mecanismos integrados que permitem o compartilhamento antecipado de informações de passageiros, possibilitando a implementação de um processo sem contato físico no aeroporto com base no reconhecimento biométrico. Os passageiros poderão comprovar sua identidade e atender aos requisitos para viajar antes da partida e, em seguida, identificar-se em cada ponto de contato do aeroporto por meio de um simples reconhecimento biométrico.

O OneID é uma iniciativa que está alinhada com o programa Aeroportos+Seguros recentemente lançado pelo Governo Federal e ANAC. A IATA tem a expectativa de que sejam estabelecidos grupos de trabalho que darão forma ao programa, que contribuirá para inserir o Brasil na vanguarda do processo de reconhecimento biométrico.

Além disso, baseado nas normas do Anexo 17 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), composta por práticas recomendadas para a proteção da segurança do transporte aéreo internacional, a IATA também apresentará a iniciativa “Reconhecimento de Equivalência” (RoE, na sigla em inglês), que oferece aos Estados a possibilidade de isentar os passageiros em trânsito e suas bagagens de porão da realização de novas inspeções de segurança, reduzindo assim o tempo de conexão e melhorando a experiência de viagem.

Publicidade

“Para a IATA, participar do II FAL Connections é uma excelente oportunidade de contribuir no debate e enriquecer a troca de experiências sobre facilitação no transporte aéreo, apresentando o status de projetos prioritários para a IATA como o One Stop Security e o Reconhecimento de Equivalência, ambos alinhados com os objetivos da ANAC e pensados para o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem diretamente os passageiros”, diz Marcelo Pedroso.

O FAL Connections tem como objetivo estimular o debate, as ações e as trocas de experiências sobre os principais atores relacionados ao tema “Facilitação do Transporte Aéreo”, área da aviação com requisitos e normas ditadas pela OACI. A programação do evento pode ser vista no site da ANAC.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.