Inflação

Luiz Fara Monteiro Companhias aéreas reclamam da inflação dos combustíveis

Companhias aéreas reclamam da inflação dos combustíveis

ABEAR diz que o preço do querosene de aviação subiu mais do que a gasolina e o gás de cozinha em 2021.

Querosene de aviação sobe mais do que gasolina e gás de cozinha

Querosene de aviação sobe mais do que gasolina e gás de cozinha

Luiz Fara Monteiro

Não são apenas os motoristas que andam reclamando do preço da gasolina.

As companhias aéreas também demonstram insatisfação com a escalada no valor do combustível que mantém a frota em operação. 

Entre as consequências da inflação, está ainda o incômodo de passageiros com o preço cada vez mais salgado das passagens. Os motivos da diminuição na oferta de tarifas em promoção parecem claros. 

O preço do querosene de aviação (QAV), que no segundo trimestre deste ano registrou alta de 91,7% em relação a igual período de 2020, acumula aumento de 47,7% de 4 de janeiro a 25 de outubro.

É o que revela um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com os dados mais recentes disponíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esse resultado supera o de combustíveis que têm surgido constantemente como um dos principais responsáveis pelo aumento da inflação brasileira, como a gasolina e o gás de cozinha (GLP).

Ainda de acordo com informações da ABEAR, a escalada do preço do QAV neste ano supera em 4,2 pontos percentuais a variação de 43,5% registrada pela gasolina no mesmo período. Já em comparação com o gás de cozinha, que apresenta aumento de 36,1% de janeiro a outubro, o valor do litro do QAV ficou 11,6 pontos percentuais acima.

“Esses dados mostram como a aviação comercial brasileira é impactada pelos  custos no Brasil. Além da alta do QAV, que é o item de maior ineficiência econômica das empresas aéreas, ainda temos o desafio dos sucessivos recordes da cotação do dólar em relação ao real, pois mais de 50% dos custos das companhias são dolarizados”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Últimas