Luiz Fara Monteiro Em incidente grave, avião decola com carro na pista 

Em incidente grave, avião decola com carro na pista 

Ocorrência envolveu o enorme Airbus A330. Agentes da pista e da torre são suspeitos de não seguirem procedimento de segurança.

Saudia Airlines: Incidente grave com carro na pista

Saudia Airlines: Incidente grave com carro na pista

Divulgação

O incidente foi considerado grave, uma vez que a circulação de veículos na pista requer uma autorização expressa da torre.

O Airbus A330-300 da Saudia, chamada anteriormente como Saudi Arabian Airlines, matrícula HZ-AQ20 que cumpria o voo SV-305 de Jeddah (Arábia Saudita) para Cairo (Egito) na última quinta-feira (4), foi autorizado para a partida da pista 34L e iniciou a decolagem, embora um carro que realizava uma inspeção ainda estivesse na pista.

O Escritório de Investigação Aeronáutica (AIB) da Arábia Saudita relatou que a tripulação de vôo não teve conhecimento do veículo enquanto a aeronave acelerava e ganhava a pista para a decolagem.

Os agentes de operações terrestres no veículo não monitoravam a frequência da torre e, consequentemente, não perceberam a autorização de decolagem do SV-305. De acordo com o AvHerald, eles se surpreenderam ao avistarem a aeronave avançando em sua direção e aceleraram o carro para fora da pista, rumo ao trecho de taxiamento B5.

Os pilotos do Airbus não relataram anormalidade. Provavelmente não perceberam a presença do veículo. Os agentes de pista, assimcomo o controlador da torre, falharam nos procedimentos operacionais padrão, dando à ocorrência o status de incidente grave.

Fundada em 1945, a Saudia tem como base o aeroporto internacional King Abdulaziz,  in Jeddah. Os terminais King Khalid International, em Riyadh e King Fahd International em Dammam são os hubs secundários da companhia, com uma frota de 154 aeronaves. 

Últimas