Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Latam diz que parceria da Gol com Avianca já era esperada

Chefe de Operações do grupo Latam Airlines, Hérman Pasman classifica acordo como "uma obviedade" e ressalta que medida é uma boa notícia para a aviação

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Acordo entre Avianca e Gol é boa notícia para o setor, diz representante da LATAM Group
Acordo entre Avianca e Gol é boa notícia para o setor, diz representante da LATAM Group Acordo entre Avianca e Gol é boa notícia para o setor, diz representante da LATAM Group

O primeiro painel da Conferência ALTA CCMA & MRO 2022 foi palco de discussões sobre o futuro da aviação na América Latina e do Caribe em Carttagena, na Colômbia.

O evento teve a presença de Hérman Pasman, Chefe de Operações do grupo Latam Airlines, de José Antonio Montero, Chefe Financeiro da COPA e de Julio Gamero, CEO da TAG Airlines.

O painel contou com a moderação de Alex de Gunten, Vice-Presidente Sênior da Heico e Presidente do Comitê Diretor de Provedores da ALTA.

Dentre os temas tratados estiveram a recuperação da indústria após a pandemia, os próximos momentos da aviação na região da América Latina e do Caribe e os recentes movimentos do mercado, como a consolidação de empresas aéreas em grandes grupos.

Publicidade

Na abertura do evento, o CEO e Diretor Executivo da ALTA, José Ricardo Botelho, citou a importância da indústria: “Sem a aviação não se transporta pessoas e vida. Sabemos que aonde chega, a aviação leva desenvolvimento. A cada 14 empregos gerados pela indústria, outros 18 empregos indiretos são gerados em nossa região. E esse é o resultado do trabalho de todos aqui presentes”.

Sobre o futuro da indústria, Hérman Pasman cita possibilidades para a entrada de novos modelos de negócio na América Latina e no Caribe, como os grupos ultra low cost. “Eu tenho a percepção de que ter uma empresa low cost entrando de forma individual e em um país em particular é muito difícil, porque o modelo low cost latino-americano é diferente dos modelos americano e europeu, por exemplo. Então eu creio em uma consolidação desse tipo de modelo em grupo para a região. Para essa indústria custo é tudo, além da segurança. Creio que haverá uma ultra low cost que entrará no Brasil, por exemplo, mas agora voltaram a votar no Congresso que não se pode cobrar a mala. Isso significa não ter uma low cost naquele país”.

Publicidade

Para José Antonio Montero, o mercado está se recuperando muito mais rápido do que pensavam e nesse momento a estratégia da companhia é ter mais flexibilidade em sua quantidade de aeronaves e designação de frota. Sobre a retomada, Montero chama a atenção para o tema de corte de custos: "Em momentos como o atual, onde há pressões inflacionárias em algumas partes do mundo ou de recursos materiais ou humanos, há a necessidade de uma otimização de fornecedores para manejar essa inflação. Esse é um tema importante e muito sério para todos nós que estamos unidos na mesma indústria”.

Sobre o anúncio de consolidação da Avianca com a Gol Linhas Aéreas, com a criação do Grupo Abra, Hérman Pasman, comenta que é um movimento natural para a indústria: “Essa consolidação na América Latina era uma obviedade e é uma boa notícia para o setor, para os passageiros e para o crescimento da região. Temos que lembrar que essa é uma região que nos últimos 20 anos triplicou sua aviação. E as previsões dizem que nos próximos 15 anos vai duplicar, então em 30, 35 anos teremos um crescimento de sete vezes na indústria latino-americana e do Caribe.

Julio Gamero, CEO da TAG, confirma que a consolidação não necessariamente significa uma redução do número de companhias na região e de operações. “Alcançamos os níveis da pandemia e hoje temos cerca de 40% a mais de passageiros. Tivemos uma rápida recuperação e estamos em um plano de crescimento muito importante com a renovação da frota. O total de companhias aéreas na região está crescendo e creio que estamos criando uma cadeia importante”. Sobre o futuro da companhia na região, Gamero cita a simplificação com a palavra-chave.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.