Moto Segurança e Trânsito Ducati Multistrada 1260S , Triumph elétrica, novos pneus Rinaldi 

Ducati Multistrada 1260S , Triumph elétrica, novos pneus Rinaldi 

Ducati apresenta nova cor na Multistrada 1260S, Projeto Triumph TE-1 vai desenvolver tecnologias inéditas para motos elétricas e Rinaldi apresenta novos pneus para segmento trail de 250cc

Ducati apresenta nova cor na Multistrada 1260S, Projeto Triumph TE-1 vai desenvolver tecnologias inéditas para motos elétricas e Rinaldi apresenta novos pneus para segmento trail de 250cc

Ducati Multistrada 1260S combina esportividade e conforto para longas viagens

Ducati Multistrada 1260S combina esportividade e conforto para longas viagens

Foto: divulgação Ducati

A Ducati Multistrada 1260 S desembarcou no Brasil em outubro de 2018 para reforçar o domínio da Ducati no segmento big trail de alta cilindrada. De lá para cá ganhou prêmios e abocanhou a preferência do consumidor brasileiro.

De eletrônica sofisticada, a Ducati Multistrada 1260 S combina o extraordinário motor de 1.262 cm3 de cilindrada com 158 cavalos de potência. O alto desempenho deriva do motor Testastretta DVT, com melhor torque, capacidade de circulação e capacidade de tração. Ou seja, a Ducati Multistrada 1260 S entrega muito mais potência a partir de baixas rotações.

Entre as principais novidades destaque para o Ducati Quick Shift (disponível na versão S) que permite a troca de marchas automática para cima ou para baixo, sem o uso da embreagem. O TPMS, sensor avançado para o monitoramento da pressão dos pneus.  O novo painel de instrumentos com tela de 5" de alta resolução TFT em cores, especificamente projetado para aplicações em motocicletas, e ofarol Full-LED com Ducati Cornering Lights (DCL) também são diferenciais do modelo S.

A nova opção de cor chega neste mês de maio chega às concessionárias Ducati de todo o Brasi.

Preço público sugerido: R$ 87.900,00 (ano/modelo 2019).

Painel em TFT colorido proporciona leitura mesmo com sol a pico

Painel em TFT colorido proporciona leitura mesmo com sol a pico

Foto: divulgação Ducati

Novo Projeto Triumph TE-1 vai desenvolver tecnologias inéditas para motos elétricas

A Triumph Motorcycles anuncia uma colaboração inédita com especialistas da indústria da Inglaterra, líderes acadêmicos e a Innovate UK (agência do governo britânico que promove programas de ciência e tecnologia) para desenvolver novas tecnologias especializadas em motocicletas elétricas e soluções integradas inovadoras para este futuro segmento de mercado na Inglaterra. Será uma parceria única entre líderes acadêmicos e quatro grandes integrantes da indústria inglesa. O projeto, que será desenvolvido nos próximos dois anos, em parceria com a Williams Advanced Engineering (empresa que pertence ao Grupo Williams, referência na Fórmula 1, e é dedicada a serviços de tecnologia e engenharia), a Integral Powertrain (fornecedora inglesa dos setores automotivo e aeroespacial) e o Warwick Manufacturing Group – WMG (um departamento acadêmico da Universidade de Warwick, que fornece pesquisa, educação e transferência de conhecimento em engenharia, manufatura e tecnologia), vai fornecer uma contribuição tecnológica significativa para possíveis lançamentos de motocicletas elétricas da Triumph no futuro.

O projeto conta com o apoio e o cofinanciamento do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e da Secretaria de Veículos de Baixa Emissão (OLEV), por meio da Innovate UK. Essa parceria combinará a experiência mundialmente reconhecida da Triumph no mercado de motocicletas com recursos avançados, baseados em automóveis, para gerar inovação tecnológica para as futuras motocicletas elétricas. “Esta nova colaboração representa uma excelente oportunidade para a Triumph e seus parceiros liderarem a tecnologia que possibilitará a eletrificação de motocicletas, impulsionada por clientes que se esforçam para reduzir seu impacto ambiental, têm o desejo de utilizar um transporte mais econômico e querem mudanças na legislação do setor”, afirma Nick Bloor, CEO da Triumph. “O projeto Triumph TE-1 faz parte da nossa estratégia de motocicletas elétricas, focada em fornecer o que os consumidores esperam da sua Triumph, que é o equilíbrio perfeito entre manuseio, desempenho e capacidade de uso”, acrescenta o executivo.

Cada uma das empresas participantes será responsável por criar inovações em suas respectivas áreas de atuação:

A Triumph Motorcycles conduzirá o projeto, fornecendo design avançado de chassi de motocicletas, especialização em engenharia, excelência em fabricação e sistemas de segurança funcional pioneiros, assim como definindo características de entrega de potência de transmissão elétrica.

A Williams Advanced Engineering fornecerá uma bateria leve e inovadora, usando suas instalações de teste e desenvolvimento para oferecer um sistema pioneiro de gestão da bateria combinado com a unidade de controle do veículo.

A Divisão de e-Drive da Integral Powertrain liderará o desenvolvimento de motores elétricos e um inversor de carboneto de silício, integrando ambos em um único compartimento.

A WMG fornecerá especialização em eletrificação e visão crítica para impulsionar a inovação desta nova tecnologia desde a fase de pesquisa e desenvolvimento até o seu impacto comercial, realizando simulações para definir as necessidades futuras deste mercado.

A Innovate UK apoiará os parceiros e administrará os fundos. Isso faz parte da moderna estratégia de financiamento do BEIS, com o objetivo de criar uma capacidade líder no mercado de veículos elétricos na Inglaterra.

O projeto será organizado em quatro fases principais, sendo que um dos seus principais objetivos é o aumento da integração de sistemas. Ao desenvolver componentes individuais de transmissões elétricas de base automotiva e otimizá-los em unidades combinadas, o projeto buscará criar sistemas sofisticados de motocicletas elétricas que reduzirão a massa, a complexidade e outras exigências relacionadas a essa nova tecnologia. A Triumph trabalhará junto com as organizações parceiras para acelerar a especialização conjunta no manuseio e segurança de baterias, dimensionamento ideal do motor elétrico, integração de sistemas de frenagem, incluindo frenagem regenerativa e sistemas avançados de segurança. A inovação e os recursos desenvolvidos nessas áreas contribuirão para a futura estratégia de motocicletas elétricas da Triumph.

A parceria do Projeto Triumph TE-1, com o apoio da Innovate UK, é focada em facilitar a criação de:

- Motocicletas elétricas que atendam às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental de maneira alinhada com o foco da Inglaterra na redução de emissões;

- Parcerias fortes, comercialmente viáveis ​​e sustentáveis ​​com fabricantes e cadeias de fornecimento do setor no país;

- Especialização da mão de obra inglesa, gerando mais empregos e uma base de talentos que assegurem empregos sustentáveis e impulsionem a reputação e a influência da Inglaterra no cenário mundial.

"A equipe da Williams Advanced Engineering está ansiosa para aplicar nossa especialização na eletrificação do transporte com nossos parceiros", afirma Craig Wilson, Diretor Geral da Williams Advanced Engineering.  “A Williams já equipou diversos veículos elétricos de renome mundial e isso será um avanço significativo no nosso trabalho, implementando esse conhecimento em duas rodas”, acrescentou.

"A Integral Powertrain sempre redefiniu os limites da tecnologia e-drive, trabalhando com os clientes para encontrar a melhor solução para atender às suas exatas necessidades", diz Andrew Cross, CTO da Integral Powertrain. “O projeto se baseará na nossa extensa experiência com motores e veículos elétricos, adquirida ao longo dos últimos 20 anos trabalhando como grandes fornecedores dos fabricantes da área automotiva. Estamos extremamente contentes em ajudar a Triumph com a sua futura estratégia de eletrificação, em um projeto no qual podemos aplicar nossa experiência para projetar uma transmissão elétrica de motocicletas extremamente eficiente”.

“As motocicletas elétricas terão um papel vital no transporte futuro no mundo todo, reduzindo o congestionamento e melhorando a qualidade do ar urbano, além de facilitar o estacionamento. A pilotagem dessas motos também será ótima, com torque abundante e fácil de controlar, fornecido suavemente em todas as velocidades. A WMG fornecerá sua experiência em tecnologia de baterias e eletrificação de veículos marítimos, aéreos, rodoviários e ferroviários a este empolgante setor. Nossa equipe de especialistas conduzirá o trabalho a fim de assegurar que os veículos sejam seguros e eficientes, sem comprometer o seu desempenho dinâmico”, explica o professor David Greenwood, da área de Sistemas de Propulsão Avançados da WMG.

Steve Sargent, Chefe de Produto da Triumph, afirma: “Nossa estratégia de produtos futuros é focada em fornecer as plataformas de motor mais adequadas para um cenário em constante mudança, de acordo com as necessidades dos clientes, e vemos o conjunto de motores elétricos da Triumph como um requisito importante junto com nossos motores de cilindros duplos e triplos. Como parte da nossa iniciativa de motocicletas elétricas, o Projeto Triumph TE-1 representa uma empolgante colaboração que fornecerá informações valiosas para nossa futura linha. Temos o incrível prazer de contar com o apoio da OLEV e da Innovate UK e de trabalhar em conjunto com os especialistas em eletrificação e líderes acadêmicos do país, em esforços voltados para a futura prosperidade da indústria britânica e o futuro do motociclismo”.

Rinaldi apresenta duas novas medidas do pneu RT 36

Rinaldi oferece nova opção para consumidores

Rinaldi oferece nova opção para consumidores

Foto: Divulgação Rinaldi

Estão chegando ao mercado duas novas medidas do RT 36. Um dos grandes sucesso de venda da Rinaldi, este pneu foi desenvolvido para atender às demandas de uso misto das motocicletas trail, apresentando características que conferem boa dirigibilidade tanto no asfalto como na terra.

Para conseguir isso, a Rinaldi precisou desenvolver e testar vários tipos de compostos e desenhos até chegar a um resultado que oferecesse elevado grip e baixo desgaste﹣ e consequentemente, longa durabilidade.

"De maneira geral, os pneus on/off apresentam desgaste acelerado porque o atrito dos blocos em contato com o solo gera calor que acaba consumindo rapidamente a banda de rodagem", explica Sílvio Grecco, gerente industrial da Rinaldi e responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da empresa. "Mas no caso do RT 36, chegamos a um composto que, graças à sua ótima transmissão térmica, promove a refrigeração desses blocos, resultando em aumento da durabilidade sem comprometer sua aderência", acrescenta.

O desenho dos blocos do RT 36 foi pensado também para oferecer a máxima dissipação de barro para a pilotagem na terra, de modo a permitir com que o pneu mantenha o contato com o solo, promovendo aderência e uma pilotagem segura nesta condição.

A partir de agora, o RT 36 passa a contar com duas novas medidas: 90/90-21 (54P), para o pneu dianteiro e 120/80-18 (62P), para o traseiro, que vêm a se somar às demais medidas, que podem ser consultadas em nosso site (click aqui).

"De maneira geral, as motos vêm apresentando um aumento em suas configurações de motor e isso nos mostrou a necessidade de acompanharmos esta demanda, oferecendo estas novas medidas que atenderão a motos trail de até 300 cm3 de cilindrada, como a Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250", revela Mauro Thomé, gerente comercial da Rinaldi.

Fonte: respectivas assessorias de imprensa