Agricultura sustentável no leite fresco ganha destaque na COP30
Programa reduz emissões de carbono na produção de leite, aumenta produtividade e renda de produtores e inspira replicação de práticas sustentáveis no Brasil

A Danone levará sua iniciativa de agricultura regenerativa, a Jornada Flora, à COP30, em Belém-PA, para mostrar como práticas sustentáveis podem ser replicadas por produtores de leite de pequeno a grande porte.
Criado há cinco anos, o programa já transformou a cadeia do leite fresco da companhia: atualmente, 20% do leite usado em produtos da empresa é de baixo carbono, com menos de 1 kg de CO₂ equivalente por litro.
Além da redução de carbono e metano, a iniciativa aumentou a produtividade em 15% por vaca e gerou crescimento médio de 26% na produção diária, beneficiando centenas de produtores parceiros e promovendo bem-estar animal.
O programa também combina investimento, crédito e capacitação. Mais de R$ 175 milhões em crédito rural foram disponibilizados a produtores para infraestrutura, correção de solo e tecnologia, e o programa EDUCAMPO, em parceria com o Sebrae, oferece treinamento em nutrição, reprodução, gestão financeira e produção sustentável.
“A Jornada Flora comprova que é possível conciliar produtividade, preservação ambiental e impacto positivo nas comunidades, fortalecendo um modelo de agricultura regenerativa escalável e sustentável,” disse Mário Rezende, vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
