Logo R7.com
RecordPlus

Mais do que arte, a cerâmica é um respiro em meio à rotina acelerada

No Espaço Entretempo, a arte manual é um convite ao silêncio e à criação

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Pintura de cerâmica e uma pausa na rotina, no Espaço Entretempo Foto cedida: Espaço Entretempo

O lançamento das latas colecionáveis de Leite Moça, com a empresária e embaixadora da nova campanha, Marcella Tranchesi, teve muito brigadeiro e bolos que remetem à infância. Mas não foi só isso, não. O encontro aconteceu no espaço criativo da Patrícia Meireles, em São Paulo, com uma proposta inovadora.

Ela e sua equipe do Espaço Entretempo nos deram uma verdadeira aula de pintura de cerâmica — algumas horas para relaxar e colocar, literalmente, a mão na massa.


“É transformador. Descobrir esses hobbies ajuda a gente a relaxar, se sentir feliz e equilibrada. A cerâmica, no meu caso, é terapia — é criar com as mãos e ver o resultado nascer do zero”, disse Patrícia.

E eu, claro, resolvi fazer a minha arte homenageando o Mundo Agro. Você confere a foto com o resultado final lá no Instagram do blog, ok?


Marcella Tranchesi e suas amigas se divertiram demais. Afinal, é preciso dar um tempo e encontrar formas de relaxar e se renovar. Essa é justamente a proposta da Patrícia e de sua equipe: oferecer experiências criativas por meio das artes manuais.

O espaço é novo, e Patrícia decidiu empreender recentemente. Deixou a vida corrida do mercado corporativo logo após o nascimento de sua filha, Maria, hoje com 1 ano e 2 meses.


“Eu quis criar um ambiente, uma casa com música, aroma na chegada, para ser o momento de esquecer o mundo”, contou.

Independentemente da arte manual escolhida, o foco é claro: saúde mental.


“Sempre gostei de ensinar. Hoje, 80% das minhas alunas são mulheres que buscam um momento só delas — seja para aprender cerâmica, aquarela ou arranjos florais. Ver essa transformação é muito recompensador”, comentou.

As peças criadas têm funcionalidade e arte ao mesmo tempo. Um bolo, por exemplo, pode virar um prato decorativo ou uma boleira. Cada obra pode ser reaproveitada ou ganhar um novo significado.

“Hoje, trabalhamos com aulas regulares, workshops e eventos. A ideia é criar um espaço acolhedor, que pareça uma casa — onde as pessoas chegam e esquecem do mundo por algumas horas. Queremos que se conectem com a arte, se divirtam e descubram esse universo manual”, explicou Patrícia.

Patrícia Meireles, do Espaço Entretempo Foto cedida: Espaço Entretempo

A escolha dos materiais também faz a diferença: argila de alta qualidade, tintas à base de água e esmalte transparente.

“Usamos esmalte transparente para que a peça não fique porosa. Assim, você pode colocar água e usar sem problemas. A argila que utilizamos tem qualidade superior, o que garante acabamento e durabilidade”, pontuou.

Patrícia é um exemplo inspirador de mulher que, apesar dos desafios, decidiu empreender e transformar um hobby em negócio.

“Não é fácil largar tudo e começar do zero, mas criar coragem e se dedicar ao que a gente ama é transformador. Eu vejo cada aluno, cada peça pronta, e penso: valeu a pena”, finalizou, sorrindo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.