O Conservador Tecnológico As tradições são fundamentais para o bom funcionamento da sociedade

As tradições são fundamentais para o bom funcionamento da sociedade

Aqueles que agridem tradições importantes, sob o pretexto de construção de um novo mundo, esquecem que foi justamente esta preservação que nos fez chegar até aqui 

Marcelo Estrela, Ana Francisca, de 5 anos, e Benjamin, de 2 anos

Marcelo Estrela, Ana Francisca, de 5 anos, e Benjamin, de 2 anos

Arquivo Pessoal

Oi leitor. Hoje vou escrever um pouco sobre TRADIÇÕES. Algumas palavras podem ajudar a definir um bom conservador: Preservação/Respeito (às questões e instituições do passado), Transmissão (dos valores e conhecimento) e Evolução/Mudança (sempre responsável e que sejam de melhoria para a sociedade).

Como eu disse no meu último texto, talvez você seja um conservador e nem saiba. Vamos testar esta ideia? A preservação das boas tradições, sobretudo àquelas que estejam ligadas à família, à escola e à convivência fazem parte da base de estudos, debates e defesa do conservadorismo mundial. Você gosta de festas juninas? Comemora o Natal, a Páscoa, dia das mães e pais? Torce para um time de futebol? Se for universitário, já deu ou tomou trote na faculdade? Comemora o 7 de setembro e as datas nacionais? Pois bem, você acha que aprendeu isso sozinho? Não. Certamente foi preservado e transmitido por alguém a você, talvez seus pais ou avós. Se você tem filhos ou netos, provavelmente já passou isso para frente também. E cada vez que isso acontece é o conservadorismo se fortalecendo na nossa sociedade. Isso é ruim? claro que não. Ao contrário. É muito positivo.

Mas Guto, e as tradições que são ruins? Elas existem? Claro que sim. E a própria sociedade, por meio de discussões e evoluções das gerações, se encarrega para que desapareçam ou dêem lugar a uma melhoria na tradição ou início de uma nova. Isso acontece há séculos. É uma depuração natural. Sabe quando você decide almoçar com a família aos domingos, comemorar seu aniversário todos os anos, jogar bola ou sair com as amigas às quartas feiras ou mesmo congregar com seus pares na sua igreja ou templo? Pois bem, são tradições também. Uma sociedade forte e vigorosa é feita de boas tradições. E é exatamente isso que um conservador defende.

Cuidado com os discursos de rompimento com as tradições e criação de um mundo completamente novo - desprezando o que nos fez chegar até aqui como sociedade funcional, geralmente feitos por progressistas desinformados ou radicais, que têm o claro interesse em destruir as boas tradições sob o pretexto de que tudo que é antigo é ruim ou descartável e deve ser substituído. Isso nunca funcionou antes. E não há motivo para acreditar que vá funcionar. As mudanças ou evoluções também são defesa dos conservadores e devem acontecer sempre que forem necessárias e positivas para o todo. 

Um Viva! às boas tradições e aos ensinamentos morais e de convivência que elas nos trazem. Que sejam preservadas  e transmitidas às novas gerações, para que a sociedade brasileira possa evoluir. Sempre. ;-)

Últimas