O Conservador Tecnológico O Conservadorismo deve ser o caminho nas eleições de 2022

O Conservadorismo deve ser o caminho nas eleições de 2022

As pessoas confundem conservadorismo com radicalismo, extremismo e conservantismo. Não só estão erradas como não percebem que este é o único caminho ponderado a seguir no Brasil na próxima eleição

Luiz Pondé, o principal nome da filosofia conservadora no Brasil

Luiz Pondé, o principal nome da filosofia conservadora no Brasil

Correio do Povo - Cidades

Sim, eu sei que alguns de vocês falarão que ser conservador é ser religioso. Que ser conservador é ser velho (no sentido de não avançar tecnologicamente). Muitos de vocês confundirão Conservadorismo com as posturas de Bolsonaro, Olavo de Carvalho e outros radicais. Existem aqueles que acham que ser conservador é defender a ditadura, é ser grosseiro, é não compreender a diversidade. Lamento por vocês que pensam assim. Infelizmente a ignorância do ACHAR faz com que pessoas deixem de buscar o SABER.

Conservadores são prudentes. São céticos. São respeitosos com quem quer que seja, não importa seu pensamento político. Nós, os conservadores somos republicanos. Defendemos a democracia. Protegemos as instituições. Na política, você não verá conservadores de verdade defendendo fechamento do congresso ou do legislativo, nem proclamando apoio a golpes. Somos da linha de Montesquieu, Burke, Scruton, Toqueville, Russel Kirk, Sowel, entre outros. Não nos confunda. Não se confunda.

Nós, os conservadores, não temos uma religião definida, mas respeitamos os ensinamentos das religiões que nos trouxeram até aqui, enquanto sociedade. Valorizamos as experiências do passado e sim, olhamos para o amanhã com atenção. É verdade que não somos adeptos de rupturas. Elas nos causam uma certa desconfiança. E se você perceber, toda vez, sobretudo na política, que se propôs uma ruptra, muita coisa deu errado. 

Você acha que conservadores são atrasados? ahhhhh você não poderia ter cometido maior erro. Olhe para Israel, Alemanha, Reino Unido, mesmo os Estados Unidos. São países atrasados? Respeitam as boas tradições, evoluem na tecnologia. Mas sim, temos diferenças de pensamento com alguns modelos propostos por outros. Os libertários por exemplo acreditam no conceito de liberdade absoluta. Nós não. E por quê? Simples. Não existe LIBERDADE sem MORALIDADE. Defender uma liberdade absoluta significa poder fazer o que quiser, inclusive matar, saquear, agredir. Seria defender o indivíduo acima da sociedade nas questões de convívio e moral. Os conservadores também defendem a liberdade, mas por meio das Leis. Por meio de debates que sejam positivos para toda a sociedade. Por meio de uma base moral que nos antecede. Vem lá de trás. E sim, muitas delas nos foram ensinadas pela religião predominante no ocidente, o Cristianismo. 

Você vai torcer o nariz? É mesmo? Será que é tão ruim assim? Vejamos. Alguns ensinamentos do passado embasam nossa educação até hoje. "Não matarás." "Respeitará teu pai e tua mãe." "Não roubarás." "Amai-vos uns aos outros." Você acha isso ruim? Claro que não. Não importa sua religião. Importa que estes bons valores permaneçam na nossa sociedade e sejam sim repassados para frente. E nós, conservadores, valorizamos isso. Mas reforço. Ser conservador não significa ser de uma religião específica. É uma forma de pensar, de agir, de respeito, de forma. Entendam isso.

Mas Guto, e as eleições de 2022? Bem, falta pouco tempo, mas garanto que a sociedade brasileira não aguentará mais um período de radicalismo, venha de que lado vier. Chega de grosserias, inconsequências e radicalismos. Precisamos eleger o caminho do meio, o mais seguro, o mais respeitoso. Se você for progressista, garanto que o melhor caminho para a sociedade não será o que defende PCO ou PSOL e se vc for de linha conservadora, nunca estará com radicais e extremistas. 

O Brasil precisa de paz. E só terá isso quando o povo votar sem idolatria. Não se idolatra políticos. Todas as vezes que algum povo fez isso, seja o Chavismo (Venezuela), Castrismo (Cuba), Trumpismo (EUA), Lulismo e Bolsonarismo (Brasil), o resultado foi péssimo. Para todos. Para o conjunto da sociedade. A ponderação, prudência, respeito ao outro e o preparo devem prevalescer no Brasil. Como diz o filósofo Luiz Pondé, hoje o maior nome do estudo do conservadorismo no Brasil: "Aqueles que defendem a ditadura são apenas IDIOTAS. Não diga para o outro aquilo que você não diria para sua mãe. Ser conservador é respeitar o passado e construir o amanhã". 

E você, entendeu agora um pouco do que é ser Conservador?

Últimas