Coronavírus faz Receita cancelar plantão tira-dúvidas do IR em SP

O tradicional plantão para esclarecer as dúvidas dos contribuintes estava marcado para ter início nesta terça-feira (31), mas foi cancelado

Contribuinte com dúvidas pode recorrer ao Perguntão da Receita

Contribuinte com dúvidas pode recorrer ao Perguntão da Receita

Ray Grau/Unsplash

A Receita Federal em São Paulo confirmou nesta segunda-feira (30) que cancelou o plantão tira-dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2020 por conta da pandemia de coronavírus.

Em comunicado, a Receita diz que "em virtude da emergência de saúde pública provocada pela Covid-19, o Plantão Tira-Dúvidas do Imposto de Renda na cidade de São Paulo, que começaria amanhã (terça-feira 31/3), foi cancelado."

Segundo fontes, o plantão da Receita existe há pelo menos 20 anos e jamais havia sido cancelado.

Já o prazo de entrega da declaração, 30 de abril, está mantido, segundo a assessoria de imprensa da Receita em Brasília. Quem não entregar a declaração no prazo e estiver obrigado a declarar, paga multa e pode ter problemas com o CPF.

Como tirar dúvidas sobre o IR 2020:

A Receita Federal orienta os interessados a procurarem as alternativas disponíveis para tirar dúvidas à distância, sem que precisem sair de casa.

- por meio do Perguntão, que é um arquivo com 701 Perguntas e Respostas sobre o Imposto de Renda 2020, disponível no site da Receita Federal.

- utilizando a tecla F1 para acessar o Menu de Ajuda no próprio programa da declaração do Imposto de Renda. 

- Se, mesmo assim, o contribuinte não conseguir solucionar sua dúvida, a orientação é utilizar o Fale Conosco, serviço também disponível no site da Receita Federal.

Leia mais: Veja como declarar seu Imposto de Renda pela primeira vez em 7 passos

Segundo a assessoria de imprensa, no momento, a Receita Federal trabalha na ampliação de seus serviços prestados à distância para os contribuintes.

O que é o plantão tira-dúvidas?

É um serviço que atende contribuintes de forma gratuita para esclarecer as dúvidas relativas à declaração do Imposto de Renda.

Até 2018, o plantão funcionava desde o início do prazo da declaração até o último dia. Porém, em 2018, o plantão já sofreu uma redução para atendimento apenas na parte da tarde.

Este ano, o plantão teria início bem mais tarde, apenas no dia 31 de março, mas por causa da pandemia, foi cancelado sem nenhuma previsão de retorno do serviço até o fim do prazo da entrega da declaração.

Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo25@gmail.com

Curta também no Facebook