Imposto de Renda 2018
O que é que eu faço Sophia É possível deduzir despesas com nutricionista no IR 2018?

É possível deduzir despesas com nutricionista no IR 2018?

A Receita Federal permite deduzir integralmente algumas despesas ligadas a saúde, mas há restrições sobre o que pode ser abatido

Getty/Playbuzz

Pergunta da internauta Débora

Minha avó é dependente do meu pai no Imposto de Renda 2018 e fez tratamento com nutricionista. Meu pai pode deduzir essa despesa no Imposto de Renda 2018

Resposta: Não é possível deduzir despesas com nutricionista por falta de previsão legal, informa Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo da Receita Federal. Mas se o profissional for um médico nutrólogo, aí é possível deduzir.

A principal diferença entre um nutricionista e um nutrólogo é que o primeiro é um profissional formado em Nutrição e o segundo, um profissional formado em Medicina.

As especialidades ligadas à saúde que permitem dedução são:

— médicos de qualquer especialidade

— dentistas

— psicólogos

— fisioterapeutas

— terapeutas ocupacionais

— fonoaudiólogos

As despesas de saúde permitem dedução integral, sem limites.

Pai e mãe podem ser dependentes?

Cuidado também na hora de considerar os pais ou mães como dependentes na declaração. É possível incluir, pais, avós e até bisavós, desde que estes não tenham tido rendimentos, tributáveis ou não, superiores ao limite de isenção anual, que é de R$ 22.847,76 em 2017.

Nem sempre é vantagem incluir dependente

Se decidir incluir um dependente na declaração de Imposto de Renda, deverá também informar todas as suas receitas, o que pode não ser vantajoso. Aumentar a base sobre a qual incide o imposto pode fazer com que o contribuinte receba menos restituição ou pague mais imposto. Por isso, faça uma simulação incluindo o dependente e excluindo, para ver qual será a melhor maneira de prestar contas à Receita.

Se esquecer de incluir os rendimentos dos dependentes, provavelmente cairá na malha fina. Veja, a seguir, o que é possível deduzir na declaração e também as regras do IR 2018.

Se ainda tiver mais dúvidas sobre Imposto de Renda, economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com

Curta no Facebook