O que é que eu faço Sophia Pagar dívidas, poupar, gastar: veja o que fazer com a restituição do IR

Pagar dívidas, poupar, gastar: veja o que fazer com a restituição do IR

Receita paga nesta quinta-feira (30) o segundo lote da restituição do IR 2022; veja dicas do que fazer com a grana

Para decidir o que fazer com o dinheiro, o contribuinte precisa entender sua situação financeira

Para decidir o que fazer com o dinheiro, o contribuinte precisa entender sua situação financeira

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-22/06/2022

A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. A correção sobre o valor depositado para os contribuintes será de 1% pela taxa Selic.

contribuinte pode consultar se está na lista dos que receberão a restituição no site da Receita Federal.

Para saber o que fazer com o dinheiro, o educador financeiro Liao Yu Chieh, do C6 Bank, afirma que o contribuinte precisa entender qual é a situação de suas finanças.

"Se estiver inadimplente, quitar uma dívida é sempre a melhor opção. Além de se livrar dos juros, com o dinheiro na mão é possível conseguir descontos nos valores pendentes", explica.

Segundo ele, ainda que o contribuinte não tenha o valor total que está devendo, quando surge um dinheiro extra, vale a pena negociar com o credor para saber se ele aceita fazer a quitação do débito.

Os descontos concedidos em circunstâncias como esta podem surpreender positivamente

Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank

Nem toda dívida deve ser antecipada

O educador adverte, porém, que não é toda dívida que vale a pena ser antecipada. No caso de um financiamento imobiliário, por exemplo, antecipar uma prestação talvez não seja tão vantajoso.

“Se você estiver pagando um financiamento com juros baixos e em dia, o valor da restituição pode não ter um grande impacto na redução do montante. Talvez você consiga encontrar uma aplicação segura que renda mais do que os juros pagos, ainda mais agora que a Selic está alta”, diz Liao.

A taxa Selic, vale lembrar, saiu do nível de 2% ao ano, em março de 2021, para 13,25% ao ano, agora em junho.

E se quiser investir o dinheiro?

Antes de investir é preciso conhecer o perfil de risco. “Existem incontáveis opções de investimento disponíveis no mercado, então é preciso descobrir qual faz sentido para você. No geral, se for a primeira vez que você vai investir, a recomendação é aplicar o dinheiro em produtos de renda fixa com liquidez diária, como títulos públicos do Tesouro Direto e algumas opções de CDB, para formar a reserva de emergência”, explica.

Liao também afirma que mais importante até do que dar um bom destino ao dinheiro extra é criar o hábito de investir, e começar cedo. “Um dinheiro extra pode ser a oportunidade para conhecer o mundo dos investimentos, mas o mais recomendado é que a pessoa reserve uma quantia para investir todo mês, ainda que seja um valor bem pequeno”, orienta Liao.

“Com o tempo, o investidor verá os resultados aparecendo e encontrará formas de fazer aportes maiores. O importante é não perder tempo e começar logo, porque isso fará uma grande diferença no final.” 

E se quiser gastar o dinheiro?

Nesse caso, é preciso fazer escolhas, ensina Yu Chieh. "Nem todo gasto é ruim. Gastar o dinheiro com itens supérfluos, apenas para realizar um desejo de consumo, certamente não é a melhor opção. Já comprar um curso que pode se reverter em ganhos maiores lá na frente é um uso mais recomendado para o dinheiro.”

____________________________________

Ainda ficou com alguma dúvida? Envie suas perguntas para a coluna “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas