Novo Coronavírus

O que é que eu faço Sophia Site para checar auxílio sai do ar no primeiro dia de funcionamento

Site para checar auxílio sai do ar no primeiro dia de funcionamento

Plataforma da Dataprev e Ministério da Cidadania ficou fora do ar um dia após ser lançada; internautas estão ansiosos por resposta ao pedido de auxílio

O portal da Dataprev para consulta sobre a situação do auxílio emergencial saiu do ar por algumas horas nesta quarta-feira (6), um dia após ser lançado pela instituição em conjunto com o Ministério da Cidadania. 

Quem acessava a plataforma na tarde desta quarta-feira encontrava a seguinte mensagem: "Caro usuário: o sistema encontra-se em manutenção. Previsão de retorno às 2h da madrugada desta quinta-feira, dia 7 de maio. Pedimos desculpas pelo transtorno."

Mensagem do portal a quem tentava acesso

Mensagem do portal a quem tentava acesso

Reprodução/Portal Dataprev

O portal voltou ao ar por volta das 20h30, antes portanto da previsão de retorno.

A estudante de pedagogia Aline Correia, 34 anos, moradora de Londrina, no Paraná, foi quem alertou a coluna sobre a situação. Ela está ansiosa para saber o resultado de seu pedido que ficou em análise desde o dia 7 de abril. Refez o cadastro conforme orientação da Caixa no dia 23 de abril e está aguardando a resposta que ainda não veio. 

Na tarde desta quarta-feira (6), a estudante entrou em contato com a coluna para informar que não estava conseguindo acessar o portal da Dataprev. 

Reprodução/Facebook

Por áudio, ela fez um desabafo: "Oi, Sophia, eu sou a Aline. A gente se sente extremamente enganada porque acha que vai ter uma resposta a respeito do auxílio emergencial, entra no site e está fora do ar. Nosso auxílio era para ter saído dia 7 (de abril), não saiu; dia 23 pediram para fazer o recadastramento a gente fez, não saiu e continua até hoje em processamento. E a gente se sente enganada porque aí a gente entra no sistema e está simplesmente fora do ar."

Outros leitores também reclamavam que não estavam conseguindo acessar a plataforma. A ansiedade se deve ao fato de que, segundo a Dataprev, pela plataforma é possível conferir a análise da segunda solicitação.

Outro lado

Consultada sobre o ocorrido, a Dataprev enviou a seguinte resposta:

"O portal de consultas ao Auxílio Emergencial foi retirado do ar pela Dataprev para manutenção e estará disponível até às 2h da manhã desta quinta-feira (7). A medida foi necessária para atualizar informações da base de dados do site, após identificação de inconsistências em menos de 0,1% de todos os cadastros processados. Reforçamos nosso compromisso de prestar informação com transparência a todos os cidadãos que solicitaram o benefício."

Site da Caixa está funcionando

A página da Caixa Auxílio Emergencial está funcionando e também permite conferir a situação do pedido. https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

_________________________

Se ainda tiver mais dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com

Curta no Facebook

Últimas