Enem 2018

ENEM 2018: TEMA DE REDAÇÃO TRAZ REFLEXÃO IMPORTANTE

Neste ano, o tema da redação do ENEM foi: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet."

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova do ENEM, divulgou, logo após o início do exame, o tema da redação deste ano: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet."

Tenho conversado muito com meus alunos em sala de aula sobre a importância, na atualidade, de os profissinais, de todas as áeras, dominarem, além do conhecimento técnico sobre tecnologia e internet, o conhecimento sobre o comportamento humano. E o tema da redação está bem relacionado a essa reflexão. 

Por essa razão, pode ser que os alunos encontrem algum tipo de dificuldade para desenvolver a proposta, visto não se tratar de um tema trivial. Como disse ontem em minha participação no jornal Link Record News, enquanto muitos achavam que o tema poderia ser voltado especificamente para as eleições presidenciais que acabaram de acontecer, o ENEM traz uma temática paralela.  

Ao ler a proposta, é possível que o aluno faça uma associação entre a manipulação dos usuários e as eleições dos EUA e do Brasil. Afinal, muitas matérias, na própria internet, falaram sobre as famosas Fake News e o uso dos algorítimos nas redes sociais para condicionar a opinião dos usuários. Porém, a discussão é voltada para a manipulação do comportamento humano, ou seja, não pode ser uma reflexão exclusivamente "técnica". 

Dessa forma, o aluno deve compreender os motivos pelos quais os usuários são "manipulados", em um mundo cada vez mais digital, e como essa manipulação acontece.

Será que uma população ser manipulada é algo novo? Historicamente, mesmo sem o uso das tecnologias e da internet, isso já acontecia na sociedade? Agora, com todo o cenário digital em evidência, como essa realidade se apresenta?  

Entendo que as palavras manipulação, comportamento e controle são fundamentais para um bom desenvolvimento do tema proposto. 

Qual a sua opinião? O que achou do tema: "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"?