Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Queremos competição mas com igualdade de condições”, diz CEO da VW Caminhões e Ônibus

Só em 2025 foram 124 mil caminhões produzidos e 28 mil ônibus

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Fábrica Volkswagen Caminhões e Ônibus VWCO/divulgação

O cenário da entrada de marcas chinesas no mercado brasileiro é uma realidade para o segmento de automóveis, motocicletas e também caminhões e ônibus. Só em 2025 foram 124 mil caminhões produzidos e 28 mil ônibus. Entre os veículos comerciais a queda nas vendas chegou a 12,1% em 2025 sobre o ano anterior enquanto nos ônibus a alta foi de 1,2%.

Fábrica Volkswagen Caminhões e Ônibus VWCO/divulgação

No caso dos pesados, a presença das marcas como Foton, JAC Motors, XCMG, Sinotruk, e Sitrak além de BYD e Higer no segmento de ônibus estão atuando no Brasil. E as marcas instaladas localmente querem condições equilibradas para uma competição saudável.


Fábrica Volkswagen Caminhões e Ônibus VWCO/divulgação

Antônio Roberto Cortes, Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, disse ao R7-Autos Carros que as fabricantes de veículos pesados não temem competição mas sim querem uma “igualdade de condições”. O encontro aconteceu no evento Anfavea Visions, que reúne os maiores executivos do setor automotivo em um evento em São Paulo.

Antônio Roberto Cortes, Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus Marcos Camargo Jr. 08.06.2026

“Temos consciência que mudar uma taxa de importação de 35% é muito difícil. Queremos igualdade de condições. Queremos que haja isonomia para a competição e não somos contra a competição”, disse Cortes.


Antônio Roberto Cortes, Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus Marcos Camargo Jr. 08.06.2026

O executivo lembra que ao longo de várias décadas toda a estrutura foi montada com uma cadeia econômica longa e isso deve ser considerado. “Temos concessionárias e estamos falando de mais de 8.000 pontos de venda, fábricas instaladas, mas vivemos um momento desafiador. Nunca tivemos tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo”, disse. Chineses tem vantagens para competirEm um mercado com mais de 160.000 unidades com alto valor agregado, os chineses vem ocupando um espaço importante assim como no segmento dos automóveis.


Fábrica Scania Scania/Divulgação

“O chinês continua com uma vantagem grande. A vantagem do chinês comparado conosco é o fator escala, quantidade de horas que trabalham, custo do capital e mesmo com a competitividade que temos não chegamos nesse nível”. Cortes lembrou que “Lá fora a competição chinesa está muito forte. Alguns países já tem metade das vendas concentradas em marcas chinesas”. Custo do capital é muito alto assim como os jurosRoberto Cortes lembra que além da burocracia e altas taxas e impostos, o custo do capital também dificulta os investimentos. “O custo de capital aqui é 20%. Na China é 2 ou 3%. A taxa de juros quando caiu de 20 para 13% levou a uma demanda forte. Sabemos que o caminhão velho polui, causa acidente e já deveriam ter sido substituídos por caminhões modernos e conectados”, disse.O executivo lembrou que durante muitos anos o mercado de fabricantes de pesados eram poucos: Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo, Scania, Agrale, DAF, Iveco e Marcopolo. Mas nos últimos anos novas marcas chegaram e já incomodam segmentos chave.


Fábrica Marcopolo Marcopolo/Divulgação

“Éramos 6 ou 7 por décadas, mas na próxima Fenatran (evento do segmento de transporte) teremos 6 ou 7 a mais. Brasil é um alvo dos chineses: eles estão vindo com CKD e eles não tem 35% de imposto de importação. A indústria de caminhões tem falado com o governo em busca de alternativas”, disse Cortes.O executivo lembra que é importante incentivar a substituição da frota especialmente no caso dos veículos pesados equipados com motor diesel. Programas como o Move Brasil são elogiados mas na opinião do executivo é preciso evoluir para a desmobilização de modelos antigos.”Um caminhão novo equivale a 50 velhos. Ha muitos caminhões ‘Euro zero’ que levam a problemas de poluição, saúde etc. seja qual for o governo que esteja à frente é preciso que se estimule a renovação de frota”, finaliza.O evento Anfavea Visions é organizado pela EXP&Co (The Experience Company) hoje e amanhã no Hotel Unique em São Paulo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.