Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

14 senadores divulgam carta contra reeleição de Maia e Alcolumbre

A eleição da cúpula do Congresso Nacional está marcada para fevereiro de 2021. Ministros do STF irão julgar ação na próxima sexta-feira (4)

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Presidentes Alcolumbre e Maia se cumprimentam
Presidentes Alcolumbre e Maia se cumprimentam Presidentes Alcolumbre e Maia se cumprimentam

O grupo Muda Senado divulgou uma carta contra a reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para o Senado e Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a Câmara dos Deputados.A eleição da cúpula do Congresso Nacional está marcada para fevereiro de 2021.

“Consideramos que a alternância de poder é essencial para a democracia. O Congresso deve respeitar a Constituição Federal que muitos de seus antigos membros ajudaram a construir e à qual estará sempre submetido”, diz o documento, assinado por 14 senadores.

Relembre: Maia afirma que não é candidato à reeleição: 'assunto resolvido'

“O próprio artigo 59 do Regimento Interno do Senado Federal reproduz a parte final do dispositivo transcrito, ao dispor que “os membros da Mesa serão eleitos mandato de dois anos, vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente”, acrescenta.

Publicidade

Nesse contexto, para os senadores, não há dúvidas de que não se pode ampliar o que o Constituinte expressamente restringiu. “Não há, portanto, qualquer omissão ou lacuna a ser preenchida pelo caminho da interpretação.”

Veja também: Consultoria do Senado: Constituição proíbe reeleição de Alcolumbre

A possível reeleição dos atuais presidentes do Senado e da Câmara é alvo de audiência no STF (Supremo Tribunal Federal). Os ministros irão analisar, a partir da próxima sexta-feira (4) a ação que questiona a ação. O processo foi motivo pelo PTB, partido aliado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.