R7 Planalto 75% dos brasileiros são contra o aborto, diz pesquisa 

75% dos brasileiros são contra o aborto, diz pesquisa 

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que três quartos da população brasileira é contrária ao aborto em qualquer situação 

75% dos brasileiros são contra o aborto, diz pesquisa

Manifestação contra aborto em Brasília

Manifestação contra aborto em Brasília

Agência Brasil

Três quartos dos brasileiros, ou 75,4%, são contrários ao aborto em qualquer situação. O resultado é de uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas com uma amostra de 2.071 pessoas das 27 unidades da federação. 

Outros 18,8% são favoráveis ao aborto em qualquer situação e 5,8% não responderam.  Nos dados estratificados, há mais pessoas contrárias ao aborto entre os homens (80,6%), entrevistados com 60 anos ou mais (78,7%), e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil (82,3%). 

O instituto também perguntou aos entrevistados se conheciam pessoas que fizeram aborto. 61,7% disseram que não, 35,5% responderam que sim e 2,8% preferiram não responder. Para essa pergunta, nos dados estratificados, há mais pessoas que disseram não conhecer ninguém que tenha feito aborto entre os homens (62,4%), entre entrevistados com 60 anos ou mais (65,1%), com ensino fundamental completo (65,1%) e moradores da região sul (65,6%). 

O grau de confiança da pesquisa é de nge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente dois pontos percentaus para os resultados gerais. 

O aborto é legalizado no Brasil em três situações: estupro, risco de vida para a mulher ou anencefalia do feto.