STF

R7 Planalto Acampamento indígena em Brasília atrai celebridades

Acampamento indígena em Brasília atrai celebridades

Cantores Maria Gadú e Vitão e o modelo índio Noah Alef foram até o local que é base dos protestos pelo julgamento do STF

Na imagem, indígenas em Brasília

Na imagem, indígenas em Brasília

Amanda Perobelli /Reuters - 26.08.2021

O acampamento indígena em Brasília, que reúne mais de seis mil pessoas, tem atraído a participação de diversos famosos. As barracas foram montadas na Esplanada dos Ministérios, próximo à praça dos Três Poderes, no último domingo (22) e deve seguir até este sábado (28).

Indígenas de mais de 176 povos de todas as regiões do país estão na capital federal nesta semana contra projetos em trâmite no Congresso Nacional e julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre os projetos está o 490/2007, aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, que flexibiliza o usufruto exclusivo das terras pelos povos originários, garantido pela Constituição Federal e, na prática, avaliam, inviabiliza as demarcações de terras.

Os indígenas também protestam contra o julgamento, em trâmite no STF, sobre a tese do marco temporal – a decisão deve afetar o futuro de 303 demarcações de terras indígenas em andamento no país.

Em relação à pandemia de covid-19, a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), que organiza a manifestação, afirmou que estão sendo cumpridos todos os protocolos sanitários e disse, ainda, que o governo do Distrito Federal autorizou o evento.

Últimas