R7 Planalto Avião da FAB: adjunto Fernando Moura vai assumir secretaria 

Avião da FAB: adjunto Fernando Moura vai assumir secretaria 

Ele irá substituir Vicente Santini, demitido nesta terça-feira (28) pelo presidente Jair Bolsonaro por usar avião da FAB em viagem oficial

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília com Renata Varandas

Fernando Moura será novo secretário-executivo da Casa Civil

Fernando Moura será novo secretário-executivo da Casa Civil

Reprodução TV Câmara

Fernando Moura, atual adjunto da Secretaria-Executiva da Casa Civil, será o novo secretário. Ele irá substituir Vicente Santini, o número dois de Onyx Lorenzoni, demitido nesta terça-feira (28) pelo presidente Jair Bolsonaro após usar um avião da FAB para viagem oficial.

A destituição de Santini foi recebida com tristeza dentro da Casa Civil. O número dois era visto como extremamente competente, um quadro técnico. Pessoalmente também tinha ótimo trânsito entre colegas, superiores e subordinados. Era conhecido como o "Bradley Cooper do Planalto", pela semelhança física com o ator americano. 

A viagem de Santini seguiu os critérios da legislação atual. Ele estava em viagem oficial substituindo o ministro Onyx, que está em férias. O que irritou o presidente foi o fato de Santini ter feito praticamente uma viagem particular, com duas assessoras em um jato, enquanto outros ministros fizeram o mesmo deslocamento em voos comerciais, o que sai bem mais em conta para os cofres públicos. 

As mudanças já foram confirmadas, mas ainda não publicadas no Diário Oficial da União. 

Fernando Moura é mestre em Direito e Políticas Públicas, tem MBA em Gestão de Negócios e especialização em Direito Público Global e Relações Internacionais. Como adjunto ele coordenava equipe e planejava as atividades da subchefia adjunta, monitorando os projetos de interesse em tramitação nos Ministérios.

Últimas