R7 Planalto Bolsonaro nomeia Marcelo Queiroga como ministro da Saúde

Bolsonaro nomeia Marcelo Queiroga como ministro da Saúde

Nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Médico assume pasta antes comandada por Eduardo Pazuello

Na imagem, ministro Marcelo Queiroga (Saúde)

Na imagem, ministro Marcelo Queiroga (Saúde)

Ueslei Marcelino/Reuters - 16.03.2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou, nesta terça-feira (23), Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde. A nomeação foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

De acordo com uma fonte no Palácio do Planalto, a posse de Queiroga foi discreta e ocorreu dentro do gabinete de Bolsonaro, durante a manhã desta terça. A cerimônia não constava na agenda oficial do presidente.

Queiroga assumirá a pasta antes comandada pelo negeral Eduardo Pazuello, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Dias atrás, houve aproximação do governo com a médica Ludhmila Hajjar, que recusou assumir o ministério.

A nomeação de Queiroga ocorre no contexto de escalada do número de mortes por covid-19 e a iminente escassez de medicamentos para pacientes internados com o coronavírus, o chamado kit entubação. Atualmente, o Brasil atravessa pelo pior momento da pandemia, que já matou 295.425 pessoas e infectou outras 12.047.526. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os Estados com maior número de óbitos.

Últimas