Brasil e EUA devem assinar acordo anticorrupção neste mês

Acordo faz parte de esforço para facilitar negócios. Outros dois devem ser assinados, todos foram fechados por Trump e Bolsonaro em março

Brasil e EUA devem assinar acordo anticorrupção neste mês

Brasil e EUA devem assinar acordo anticorrupção neste mês

Tom Brenner/Reuters - 7.3.2020

Três acordos regulatórios entre o Brasil e os EUA estão prontos e devem ser assinados no mês de outubro, disse o ministro das Realções Exteriores, Ernesto Araújo, ao R7 Planalto. Os acordos fazem parte do pacote comercial acertado entres os presidentes Bolsonaro e Donald Trump quando se encontraram em Mar-a-Lago, na Flórida, em março deste ano e devem facilitar a atividade das empresas exportadoras. 

Um dos acordos é de facilitação de comércio por meio de redução da burocracia em trâmites aduaneiros. Outro é de convergência regulatória, para facilitar novas técnicas produção de normas e regulamentos compatíveis entre os Países. E um terceiro é um acordo anticorrupção. 

Para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a negociação "faz parte da nova geração de entendimentos que nós estamos tendo com os Estados Unidos para facilitar a vida dos empreendedores. Sãoo acordos regulatórios, não afetam o acesso aos mercados, mas às vezes têm impacto até maior para o agente econômico, para as empresas".