R7 Planalto Bruno Funchal será o novo secretário do Tesouro Nacional 

Bruno Funchal será o novo secretário do Tesouro Nacional 

O diretor de programas da Secretaria da Fazenda irá substituir Mansueto Almeida, que anunciou ontem que vai para a iniciativa privada 

  • R7 Planalto | Thiago Nolasco, da Record TV, com Mariana Londres

Bruno Funchal será o novo secretário do Tesouro Nacional

Bruno Funchal será o novo secretário do Tesouro Nacional

Edu Andrade / Ministério da Economia

O diretor de programas da Secretaria de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, será o novo secretário do Tesouro Nacional. A informação foi confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao R7 Planalto.  

Funchal irá substituir Mansueto Almeida, que anunciou no domingo (14) que vai deixar o cargo, cumprir quarentena legal e ir para a iniciativa privada. Como a saída de Mansueto já estava prevista, Mansueto e Funchal farão uma transição, que será concluída em 31 de julho, quando o novo secretário assume. 

Diretor de programas da pasta desde o início da gestão Guedes na Economia, Funchal foi secretário da Fazenda do Espírito Santo até dezembro de 2018. É doutor em Economia pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e professor da Fucape Bussiness School de Vitória. Integra o conselho fiscal da Caixa Econômica Federal desde dezembro de 2019. 

Após a publicação dessa reportagem, em nota, o ministério da Economia falou da transição e ressaltou que Bruno Funchal trabalha desde o início do governo Bolsonaro "pelo ajuste fiscal do País" e que trabalhou diretamente na elaboração do Pacto Federativo (apelidado de "Plano Mansueto"), em um sinal claro que a mudança traz continuidade. 

Leia a íntegra da nota: 

O Ministério da Economia comunica que iniciou a transição no comando da Secretaria do Tesouro Nacional. O economista Bruno Funchal assumirá o cargo definitivamente em 31 de julho.

Ele é bacharel pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) - RJ, com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA. É professor titular da FUCAPE Business School. Foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia.

Em 2017 e 2018, Funchal foi Secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas. Estava no cargo quando o estado foi o único que recebeu nota A do Tesouro Nacional.

Desde o início do governo Jair Bolsonaro, ele integra a equipe da secretaria de Fazenda como diretor de programa e trabalha pelo ajuste fiscal do país. Foi um dos técnicos responsáveis para elaboração do projeto do Pacto Federativo.

O Ministério da Economia agradece a Mansueto Almeida pelo compromisso com a equipe que chegou com o novo governo e por todo trabalho realizado à frente do Tesouro Nacional em prol do reequilíbrio das contas do país.

Últimas