Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caça Gripen brasileiro tem primeiro voo previsto para amanhã às 13h

O primeiro F-39E está em fase de testes. Ele decola de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP). Apresentação oficial será um mês 

R7 Planalto|Thiago Nolasco, da Record TV, com Mariana Londres

Caça Gripen brasileiro fará primeiro voo amanhã no Brasil às 13h
Caça Gripen brasileiro fará primeiro voo amanhã no Brasil às 13h Caça Gripen brasileiro fará primeiro voo amanhã no Brasil às 13h

O primeiro voo do caça Gripen brasileiro em solo brasileiro tem previsão de decolagem para amanhã (24) entre 13h e 14h. A aeronave irá de Navegantes (SC) até Gavião Peixoto (SP). E o voo só não irá ocorrer se houver problemas metereológicos. 

O caça foi feito em parceria da sueca Saab com as brasileiras Embraer Defesa e Segurança, Ael Sistemas, Akaer e Atech. A entrega aconteceu há um ano em voo de testes na Suécia.

Leia também

A parceira da Suécia com o Brasil começou em 2014 com o contrato no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas para o desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen E/F para a FAB, incluindo sistemas relacionados, suporte e equipamentos. As aeronaves do programa Gripen Brasileiro serão entregues entre 2021 e 2026 e a transferência de tecnologia ao Brasil será entregue pelo prazo de aproximadamente dez anos.

Na FAB, o caça será chamado de F-39E.

Continua após a publicidade

A primeira aeronave F-39E Gripen será empregada nas atividades de desenvolvimento conjunto no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset).

O primeiro caça estará equipado com instrumentos para a realização da campanha de testes no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), em Gavião Peixoto (SP). Futuramente, ao final do desenvolvimento da versão monoposto, essa unidade vai ser incorporada à frota da FAB.

Continua após a publicidade

Por ser uma aeronave em fase de testes, sua operação deve ser executada em ambientes controlados, sempre buscando a máxima segurança do piloto e da máquina. Os voos de testes na Suécia foram iniciados a partir de agosto de 2019 e, recentemente, o mesmo avião decolou pela primeira vez comandado por um oficial da FAB, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres.

As primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de Força Aérea têm previsão de serem entregues para o Comando da Aeronáutica ao final de 2021.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.