R7 Planalto Câmara: mulheres têm papel crucial na campanha à presidência 

Câmara: mulheres têm papel crucial na campanha à presidência 

Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) têm feito acenos e recebido apoios públicos da bancada de 77 parlamentares 

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Deputadas em sessão solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher em 2019

Deputadas em sessão solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher em 2019

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Em uma campanha disputada voto a voto, o papel da bancada feminina se tornou ainda mais relevamente para os dois candidatos mais competitivos à presidência da Câmara. Com 77 parlamentares, a bancada se divide no apoio a Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). 

Lira tem feito acenos importantes às mulheres de apoio à pauta

Lira tem feito acenos importantes às mulheres de apoio à pauta

REUTERS/Bruno Kelly

Lira tem feito acenos às mulheres. Há dois dias, publicou em suas redes sociais texto e vídeo assumindo compromisso de que dar voz às deputadas em uma eventual gestão. O vídeo tem trechos de depoimentos de deputadas que o apoiam, como Liziane Bayer (PSB-RS) e Daniela do Waguinho (MDB-RJ). Elas fazem parte de um grupo de 30 deputadas que assinaram na sexta-feira (22) uma carta declarando apoio a Lira e relatando que têm sofrido sanções dos seus partidos pelo posicionamento político. 

Na campanha, Lira conta com o apoio de Margarete Coelho (PP-PI, coordenadora jurídica), além de Soraya Santos (PL-RJ), Celina Leão (PP-DF) e Flávia Arruda (PL-DF). Em viagens tem sido sempre acompanhado de deputadas. 

Baleia recebeu apoio de Tabata e de deputadas da oposição

Baleia recebeu apoio de Tabata e de deputadas da oposição

Valter Campanato/Agência Brasil

Baleia também privilegia o papel das mulheres na sua campanha. Comemora o apoio que recebeu da deputada Tabata Amaral (PDT-SP), que chegou a organizar eventos para ampliar o apoio ao parlamentar. No PSOL, Sâmia Bonfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) apoiam o candidato emedebista e Sâmia defendeu internamente que o partido não tivesse candidatura própria. Maria do Rosário (PT-RS) também tem participado da campanha. 

Em viagens, ele tem sido acompanhado das deputadas Perpetua Almeida (PCdoB-AC) e da deputada Dorinha (DEM-GO), que foi relatora do Fundeb. A deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) irá acompanhar o parlamentar na entrevista do programa Roda Viva desta segunda-feira.

No Senado, Baleia tem o apoio da candidata da legenda à presidência, Simone Tebet (MS).

O candidato tem orgulho de ter lutado pelo aumento da participação das mulheres dentro do partido. A legenda fez um acordo com o Justiça Eleitoral prevendo que 30% dos cargos em todos os diretórios sejam ocupados por mulheres. No diretório nacional, mais do que dobrou a participação das mulheres.

Últimas