R7 Planalto Câmara vota projeto de privatização dos Correios 

Câmara vota projeto de privatização dos Correios 

Plenário da Câmara analisa projeto que permite venda de 100% da estatal com estabilidade de um ano e meio para funcionários

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília, com Thiago Nolasco, da Record TV

Câmara vota projeto de privatização dos Correios

Câmara vota projeto de privatização dos Correios

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados começou a votação nesta quinta-feira (5) do PL 591/2021 que permite a desestatização dos Correios, com a entrada de empresas privadas nos serviços postais. Se houver o aval do Congresso, a privatização deve ocorrer em 2022. 

A intenção dos líderes, com apoio do presidente Arthur Lira (PP-PI), é aprovar o parecer do deputado Gil Cutrim (Republicanos-PA) a favor da venda de 100% da estatal, sem emendas. A oposição é contra e já tentou a retirada de pauta do projeto, rejeitada por 247 votos. 

Para ajudar no convencimento dos deputados contrários, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi à Câmara no final da manhã desta quinta. No início da semana ele pediu apoio de deputados e senadores ao projeto em cadeia nacional de rádio e televisão, alegando que a venda é a única oportunidade de sobrevivência da empresa. 

O relator inseriu no texto um período de transição com estabilidade aos funcionários de um ano e meio e regras de manutenção dos serviços postais em áreas remotas. 

Últimas