Novo Coronavírus

R7 Planalto Cartilha e vídeo orientam pessoas com deficiência na quarentena

Cartilha e vídeo orientam pessoas com deficiência na quarentena

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar de Oliveira, lembra que material apoia também paciente com doença rara

  • R7 Planalto | Marco Antonio Araujo, do R7

A secretária Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira com a ministra Damares Alves

A secretária Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira com a ministra Damares Alves

Reprodução/MDH

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, tem se empenhado em dar assistência a essa parcela da população durante esse período de quarentena e cuidados contra a covid-19.

Além de uma cartilha on line com as principais informações sobre o vírus e orientações gerais sobre saúde, a secretária Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira, que é a primeira secretária surda do governo, apresenta um vídeo (na língua de sinais, com legendas e aúdio) com dicas de higienização e contato com familiares e cuidadores.

Priscilla frisa que “apenas o fato de ser pessoa com deficiência não a inclui diretamente ao grupo de risco”. O fundamental, segundo ela, “além do isolamento, é fazer todos os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde quanto à higiene das mãos e das ajudas técnicas que utilizam – cadeira de rodas, bengalas, muletas, entre outros”.

Até domingo (29), a secretaria pretende distribuir mais um material virtual de apoio para pessoas com doenças raras e “criar uma campanha para fortalecer o veículo da informação sobre o disque 136”, do Ministério da Saúde, que esclarece dúvidas do público em geral.

No vídeo apresentado pela secretária é feito um resumo das orientações a serem seguidas por pessoas com deficiência:

Últimas