R7 Planalto Celso Russomano é indicado para presidir Defesa do Consumidor

Celso Russomano é indicado para presidir Defesa do Consumidor

Republicanos comandará a comissão. Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta (10) para eleger presidentes dos colegiados

Na imagem, deputado Celso Russomanno (Rep-SP)

Na imagem, deputado Celso Russomanno (Rep-SP)

Reprodução Câmara dos Deputados

O deputado federal Celso Russomanno (SP) foi indicado pelo Republicanos para presidir a CDC (Comissão de Defesa do Consumidor) na Câmara dos Deputados em 2021.

A comissão será presidida pelo partido. Embora as siglas lancem nomes para os comandos dos colegiados, a Câmara dos Deputados deve confirmar os indicados – a votação ocorrerá nesta quarta-feira (10).

Principal colegiado na Casa, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) será comandada pelo PSL - o nome indicado é o da deputada federal Bia Kicis (DF). O partido presidirá, ainda, Meio Ambiente, com Carla Zambelli (SP), e Agricultura, com Aline Sleutjes (PR).

A Comissão de Educação deve receber a indicação da deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). A parlamentar foi a relatora do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica no país, no ano passado.

O Solidariedade deve indicar o deputado federal Aureo Ribeiro (RJ) para o comando da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O PDT deve anunciar, por sua vez, o deputado federal Afonso Motta (RS) para presidir a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Os líderes partidários definiram os partidos que vão presidir as comissões nesta terça, mas já há acordo para alteração de cinco colegiados. Um deles é a Comissão de Relações Exteriores – inicialmente o grupo seria presidido por PP, mas há articulação para que o PSDB assuma com o deputado federal Aécio Neves (MG).

O comando das 25 comissões permanentes é distribuído pelo critério da proporcionalidade partidária, ou seja, quanto maior o número de deputados de determinado partido ou bloco partidário, mais comissões esse partido ou bloco tem o direito de presidir.

Depois da definição de qual partido irá presidir qual comissão, e de quantas vagas cada partido terá em cada comissão, elas serão instaladas. Ou seja, vão se reunir e eleger seus presidentes e vice-presidentes. Em seguida, começam a funcionar.

Últimas