Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conselho de Ética abre processo contra Daniel Silveira

Grupo aprovou, por 15 votos a 1, pela admissibilidade de representação por causa de gravação de reunião sigilosa

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)
Na imagem, deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) Na imagem, deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, por 15 votos a 1, nesta terça-feira (9), pela admissibilidade da primeira representação contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

A representação diz respeito a uma gravação, feita por Silveira, de uma reunião sigilosa do PSL no interior da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar admitiu que gravou encontro em que o líder do partido, delegado Waldir (GO), afirmou que ia "implodir" o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O caso foi revelado pela Record TV e pelo R7.

O parecer aprovado foi feito pelo deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP). O próximo passo é a apresentação de defesa, indicação de testemunhas e a elaboração de um novo parecer, a ser votado pelo grupo.

O processo pode levar, ao todo, cerca de 60 dias e pode gerar punições contra Silveira, como suspensão ou mesmo a cassação do mandato - medidas que precisariam ser aprovadas pelo plenário da Câmara com no mínimo 257 votos.

Silveira foi preso no dia 16 de fevereiro após divulgar vídeo com ofensas a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e fazendo apologia ao AI-5, medida da ditadura militar que representou o período de maior repressão. Com o processo, o deputado fica afastado do cargo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.